Fala da primeira personagem gay da Pixar em “Dois Irmãos” sofre modificações na Rússia

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

“Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” está apresentando a primeira personagem LGBTQ+ da Pixar, no entanto a dublagem russa foi completamente adulterada para sugerir que a personagem é heterossexual.

Na cena do filme em que a policia Spectre diz “namorada”, na versão russa é dita algo como “parceiro”, de acordo com The Moscow Times.

A filial da Walt Disney no país não divulgou nenhuma informação sobre a mudança. A Rússia já se tornou infame por censurar cenas com personagens LGBTQ+ no cinema, esta definitivamente não foi a primeira vez.

“Dois Irmãos”, da Pixar. Foto/IMDb

Em uma censura similar, um diálogo de “Vingadores: Ultimato” foi alterado para esconder que um personagem era gay. O país censura cenas com temáticas LGBTQ+ alegando ser “propaganda”.

A aclamada cinebiografia de Elton John também foi censurada pelo governo russo, cortando quase oito minutos do longa com cenas de romance. O filme mostra a ascensão de Elton John e sua luta contra o vício em drogas e álcool.

Após críticas do astro do rock, o presidente da Rússia, Vladimir Putin respondeu, durante o G20 de 2019, dizendo que tem “muito respeito por ele” e que “ele é um musico genial”, e tentou justificar a censura dizendo que “acha que ele [John] está enganado”.

“Dois Irmãos” segue dois jovens elfos em uma jornada para trazer seu pai de volta e reunir sua família, mas algo dá errado na magia e apenas uma parte de seu pai retorna à vida, fazendo os irmãos entrarem em uma busca para trazer o restante de seu pai.

A animação abriu com 82% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. O novo filme da Pixar será exibido junto com o novo curta dos Simpsons, que traz uma história do membro mais jovem da família.

Na versão brasileira, Wirley Contaifer e Raphael Rossatto dão voz aos protagonistas, que são dublados no original por Tom Holland e Chris Patt. Dan Scanlon dirige o filme e diz que espera que “as pessoas riam muito, mas também chorem muito”.

O longa está chegando aos cinemas em 5 de março deste ano.

Compartilhe