Robert De Niro é homenageado no SAG Awards por sua notável carreira

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read
Robert De Niro durante discurso de aceitação. Foto/Reprodução

Leonardo DiCaprio subiu ao palco do SAG Awards na noite de domingo (19) para entregar o prêmio pela notável carreira de Robert De Niro. O ator, que atuou ao lado de De Niro em “O Despertar de um Homem”, em 1993, apresentou o prêmio para o ator, observando que suas performances transformaram o público por quase 50 anos. “Seus personagens ecoaram em nossa cultura”, disse DiCaprio, referenciando filmes marcantes do astro.

Continuando sua introdução, DiCaprio falou sobre a influência de De Niro em sua carreira por causa de sua “busca destemida de autenticidade”. Chamando-o de “elementar”, acrescentou DiCaprio: “parece que ele sempre esteve aqui e sempre estará aqui”.

Ele então compartilhou uma lembrança de sua infância, quando seu pai o levou para ver um filme de De Niro nos cinemas: “Quando as luzes se apagaram, ele se virou para mim e disse: ‘Se você realmente quer ser ator e se dedicar a essa profissão, se você quer entender o que é uma ótima atuação, assista a esse homem.'”

“Obrigado”, disse De Niro, enquanto a plateia o aplaudia. “Como atores, não damos voltas à vitória, estamos preocupados demais com o que será nosso próximo trabalho”. Ele então brincou dizendo que estava intrigado com o que dizer: “Nós, como atores, não fazemos tudo sozinhos, não podemos. Dependemos um do outro para colaboração, tanto na tela quanto fora dela”.

Ele então agradeceu ao SAG, especialmente em uma época em que há “hostilidade” em relação aos sindicatos. Ele então listou uma série de tópicos que que políticos que apoiam os sindicatos têm maior probabilidade de manter, como “a Lei de Assistência Acessível, impostos equitativos, regulamentação humanitária da imigração, um ambiente seguro, uma cidadania diversificada, direitos de reprodução, controle sensato de armas, e salários e benefícios justos”. O ator então afirmou que “devemos nosso apoio a eles e devemos nosso voto”.

De Niro observou que o clima político atual é “terrível”, acrescentando: “Há o certo e o errado, há senso comum e abuso de poder. E como cidadão, tenho tanto direito quanto qualquer pessoa – um ator, atleta, músico ou outro – para expressar minha opinião.” Ele então enfatizou: “Se eu tenho uma voz maior por causa da minha situação, vou usá-la sempre que vir um flagrante abuso de poder”.

Concluindo seu discurso de aceitação, De Niro agradeceu a sua “linda família”, ao público e a comunidade de atores.


O SAG Awards aconteceu no último domingo (19). “Parasita”, “The Marvelous Mrs. Maisel” e “The Crown” estão entre os vencedores.

Joaquin Phoenix e Renée Zellweger venceram como Melhor Ator e Atriz por seus papéis em “Coringa” e “Judy: Muito Além do Arco-Íris”, respectivamente. A premiação é um forte indicativo para as categorias de atuação no Oscar.

A 92ª edição do Oscar acontece 9 de fevereiro deste ano e não terá um apresentador. “Coringa” e “Jojo Rabbit” estão entre as principais produções indicadas a estatueta. Acompanhe na Categoria Nerd a cobertura dos prêmios da Academia e da temporada de premiações.

Compartilhe