“Relatos do Mundo”, novo filme estrelado por Tom Hanks, estreará exclusivamente na Netflix em 10 de fevereiro de 2021

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

O novo filme “Relatos do Mundo”, estrelado por Tom Hanks, estrará exclusivamente na Netflix em 10 de fevereiro deste ano como um filme original da plataforma de streaming. O longa da Universal Pictures concretizou um plano de lançamento nos cinemas dos EUA em dezembro passado e, ao mesmo tempo, teve os direitos de distribuição mundial (inclusive no Brasil) adquiridos pela Netflix, que disponibilizará o filme no seu serviço de streaming.

“Relatos do Mundo” é um drama, estilo faroeste, situado nos EUA pós-Guerra Civil estrelado por Tom Hanks e a jovem Helena Zengel, que segue a história de Jefferson Kyle Kidd, um ex-capitão do exército confederado, enquanto ele tenta transportar Johanna, uma menina alemã de 10 anos criada pela tribo Kiowa, de volta para o que resta de sua “família”. O filme foi indicado ao Globo de Ouro nas categorias de melhor trilha sonora e melhor atriz coadjuvante pelo desempenho de Zengel como Johanna.

A sinopse oficial de “Relatos do Mundo” explica que o longa é ambientado cinco anos após o fim da Guerra Civil, quando o capitão Jefferson Kyle Kidd, interpretado por Tom Hanks, que “se muda de cidade em cidade como um contador de histórias não-ficção, compartilhando notícias de presidentes e rainhas, rixas gloriosas, catástrofes devastadoras e aventuras emocionantes dos confins do mundo”, de acordo com a sinopse.

Então, um certo dia “nas planícies do Texas, ele cruza com Johanna, uma menina de 10 anos que foi acolhida pelo povo Kiowa seis anos antes e criada como uma deles. Johanna, hostil a um mundo que ela nunca conheceu, está sendo devolvida a sua tia e tio biológicos contra sua vontade. Kidd concorda em entregar a criança onde a lei diz que ela pertence. À medida que viajam centenas de quilômetros na selva implacável, os dois enfrentarão enormes desafios tanto das forças humanas quanto naturais enquanto procuram um lugar que possam chamar de lar”.

O trabalho de Kidd é ir de cidade em cidade para ler histórias de todo mundo para o público que, de outra forma, nunca as ouviriam antes. Claro, ele mistura pedaços de eventos atuais com contos evocativos de terras distantes, parcialmente encenando suas narrativas para aumentar o interesse das pessoas que estão ouvindo. Kidd parece entender o efeito que suas histórias podem ter em seu público e, ao longo do filme, ele aprende a usar isso; Seus contos falam de ocorrências misteriosas, invenções maravilhosas, acontecimentos políticos e todos eles servem para abrir o mundo para essas pessoas e talvez, quem sabe, até colocar o ouvinte em direção ao seu lugar.

Johanna, por sua vez, foi arrancada de duas famílias diferentes (uma alemã e a tribo Kiowa) bem no momento em que deveria estar desenvolvendo sua identidade. Talvez o momento mais comovente do filme seja quando vemos Johanna à beira de um rio, de pé em um penhasco sob a chuva, chorando e implorando por uma tribo indígena em migração parcialmente visível do outro lado da água para levá-la de volta para sua família Kiowa.

“‘Relatos do Mundo’ se passa em um mundo amargamente dividido e perigoso e é uma jornada de descoberta para o capitão Jefferson Kyle Kidd e a garota, Johanna”, disse o diretor Paul Greengrass em um comunicado no ano passado. “Os dois personagens se perdem de maneiras diferentes e procuram pertencer. Isso é o que dá à viagem um tremendo poder emocional. Kidd e Johanna vivem grandes aventuras enquanto superam grandes perigos e, no final das contas, o filme é sobre uma jornada em direção à redenção”.

“Kidd queria comunicar uma visão de mundo autêntica ao seu público porque sabia que, junto com a educação e o entretenimento, os poderes da iluminação podiam ser trocados nas leituras de notícias que ele fazia”, acrescentou Hanks na ocasião.

O longa está repetindo a parceria de Tom Hanks com o diretor de “Capitão Phillips”, Paul Greengrass, que está escrevendo e dirigindo o novo filme. Caso esteja interessado, você pode assistir ao trailer, que fornece um primeiro olhar para o filme estilo faroeste e de sua história.

Compartilhe