PS5 Pro supostamente será lançado no final do ano

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Sony supostamente está trabalhando em um PlayStation 5 Pro que seria lançado na temporada de final de ano de 2024. Segundo o vazamento, confirmado por Tom Henderson, da Insider Gaming, o PS5 Pro não apenas terá mais teraflops do que o Xbox Series X, mas também contará com tecnologia proprietária de upscaling para melhor resolução.

O PS5 Pro incluiria uma GPU muito mais poderosa, até três vezes mais rápida que os modelos PS5 existentes.

As informações de Henderson confirmam os detalhes do PS5 Pro vazados pelo canal Moore’s Law is Dead no YouTube, que vieram da documentação que a própria Sony enviou recentemente a desenvolvedores terceirizados.

Em 2022, Henderson relatou que a Sony estava trabalhando em um “controlador profissional genuíno” para o PS5, dois meses antes do DualSense Edge ser anunciado oficialmente. Ele também revelou que a empresa estava preparada para lançar uma versão do console com unidade de disco removível um ano antes de a Sony lançar o modelo PS5 menor e mais leve.

Desempenho Aprimorado e Recursos Inovadores

Um console PlayStation 5. Foto: Marshable

As capturas de tela do documento técnico incluem uma menção a 67 teraflops de cálculos de ponto flutuante de 16 bits, o que representa um salto significativo em termos de desempenho em comparação com o PS5 convencional. Isso representa uma melhoria de 45% no desempenho de renderização em relação ao PS5.

O PS5 existente é um console de 10,28 teraflop, então triplicar isso seria um aumento significativo de desempenho apenas no lado da GPU. Isso sugere que o PS5 Pro pode oferecer até 3 vezes o desempenho de ray tracing (“4 vezes em alguns casos”), o que certamente elevaria a qualidade gráfica dos jogos a um novo nível.

Além disso, a menção à Super Resolução Espectral do PlayStation (PSSR) indica que a Sony pode estar investindo em tecnologias de aprendizado de máquina do PS5 para aprimorar a qualidade de imagem (semelhante ao DLSS da Nvidia ou ao FSR da AMD), incluindo o upscaling para resoluções de 8K em versões futuras e ajudará a melhorar o desempenho do ray tracing neste suposto hardware PS5 Pro. Esses avanços prometem uma experiência visual ainda mais imersiva para os jogadores.

O relatório de Henderson sugere que os próprios estúdios da Sony têm testado devkits PS5 Pro desde setembro, com terceiros obtendo acesso em janeiro.

Compartilhe