A produção das sequências de “Avatar” foram oficialmente retomadas na Nova Zelândia depois que o país começou o processo de encerramento do confinamento por causa do coronavírus.
Compartilhando uma nova imagem do set de filmagens depois da retomada da produção, Landau escreveu: “Usei meu iPhone para tirar uma foto da nossa primeira imagem em produção nas sequências de Avatar” – veja abaixo:
A equipe do filme, incluindo o diretor James Cameron e o produtor Jon Landau, receberam permissão especial para viajar para o país há duas semanas. Eles eram dois dos 54 tripulantes que chegaram a bordo de um avião da Air New Zealand fretado de Los Angeles no final de maio, antes de ficarem em quarentena por duas semanas.
No entanto, o governo da Nova Zelândia enfrenta uma onda de críticas por causa da permissão especial para a retomada da produção de filmes, enquanto outros setores ainda não podem retornar ao trabalho. O produtor rebateu as críticas dizendo que o filme irá gerar 400 empregos e US$ 70 milhões para o país.
“Essa produção sozinha vai contratar 400 neozelandeses para trabalhar nela”, ele disse em entrevista à TVNZ. “Vamos gastar, nos próximos cinco meses, mais de US$ 70 milhões aqui. Isso nos permitirá continuar gastando milhões de dólares depois disso pelos próximos anos”.

As sequências de “Avatar” é apenas uma das primeiras produções de primeiro nível a ser retomada após a pausa devido à pandemia global de coronavírus. Vale observar que James Cameron disse anteriormente que as filmagens das duas primeiras sequências já estavam finalizadas, e agora estaria faltando apenas algumas capturas live-action.
Recentemente foi revelado alguns detalhes da história da sequência, que será focada na família de Sully e Neytiri, que devem sair e explorar outras regiões além de Pandora.
“Avatar 2” tem lançamento marcado para 17 de dezembro de 2021. Enquanto “Avatar 3” está programado para dezembro de 2021, e “Avatar 4” e “Avatar 5” tem estreias prevista para 2025 e 2027, respectivamente.