“Pinóquio” ganha Oscar de Animação

“Pinóquio de Guillermo del Toro” venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação. A releitura sombria em stop-motion sobre o clássico conto do boneco de madeira que queria ser um menino de verdade superou títulos como “O Gato de Botas 2: O Último Pedido”.

Esta é a primeira vez que um filme original da Netflix vence na categoria. Esta também é a primeira vez que del Toro – vencedor do Oscar por “A Forma da Água” e “O Labirinto do Fauno” – vence na categoria de animação.

A animação é puro cinema, argumentou del Toro em seu discurso de aceitação, destacando a arte do stop-motion utilizada em “Pinóquio”.

“A animação está pronta para ser levada para a próxima etapa. Estamos todos prontos para isso. Por favor, ajude-nos a manter a animação na conversa”, disse del Toro ao receber o prêmio.

O filme não era sobre o protagonista aprendendo com seus erros para se tornar um garoto de verdade, disse del Toro.

“Acho que é uma lição urgente no mundo”, disse ele a repórteres na sala de imprensa depois. “Estamos dizendo que a desobediência não é apenas necessária, é uma virtude”.

Del Toro, que escalou apenas atores brancos para dublarem “Pinóquio” da Netflix, disse que quer quebrar o telhado de vidro de Hollywood após sofrer “muito racismo aberto e sutil”.

Ele contou que quando saiu do México para os Estados Unidos nos anos 1990, ele encontrou muito racismo e disse que, embora as coisas tenham melhorado nos últimos anos, ainda há barreiras a serem superadas.

“Você tem que insistir o tempo todo. Não termina com uma geração. Não termina com uma pessoa”, disse del Toro. “Mas, novamente, juntos vocês empurram esse limite cada vez mais e criam oportunidades”.

“Pinóquio de Guillermo del Toro” já era o favorito a vencer porque levou os prêmios antecessores ao Oscar, incluindo o Globo de Ouro e o Annie Awards (a principal premiação da indústria de animação). O filme concorria contra “O Gato de Botas 2” da DreamWorks, “A Fera do Mar” da Netflix, “Marcel the Shell with Shoes On” da A24 e “Red: Crescer é Uma Fera” da Pixar.

Embora a vitória de “Pinóquio” não tenha sido uma surpresa, foi uma ‘virada de jogo’, considerando que a Disney e Pixar têm dominado a categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar nas últimas duas décadas.

Em seu discurso, del Toro defendeu o trabalho dos animadores, dizendo que eles devem ser tratados como artistas – não como técnicos. “Esta é uma forma de arte que foi mantida comercial e industrialmente na ‘mesa das crianças’ por muito tempo”, disse del Toro. “Uma vitória ajuda, mas trata-se de seguir em frente como uma comunidade”.

O codiretor Mark Gustafson repetiu essa mensagem no palco. “É tão bom saber que esta forma de arte que amamos tanto – stop motion – está muito viva e bem”, disse ele.