Patreon pondera sobre possível banimento do TikTok nos EUA

A plataforma destaca a importância da estabilidade na economia de criadores, independentemente do destino do TikTok.

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read
Resumo
  • O Patreon, uma plataforma para criadores de conteúdo, está preocupado com o banimento do TikTok.
  • A plataforma destaca a importância da estabilidade na economia de criadores, independentemente do destino do TikTok.
  • O Patreon está preocupado, apesar de ser crítico ao modelo algorítmico do TikTok, que "matou" a ideia de seguidores (a construção de uma base de fãs para criadores de conteúdos), segundo a plataforma.
  • O TikTok enfrenta a possibilidade de um banimento nos EUA, caso a empresa-mãe chinesa ByteDance não se separe do aplicativo.

O Patreon, uma plataforma que permite assinaturas para criadores de conteúdo, está acompanhando de perto o debate em torno do possível banimento do TikTok nos EUA. Enquanto muitos veem a decisão como uma medida de “segurança nacional”, o Patreon está preocupado com as implicações para a indústria de criação de conteúdo.

“Banir o TikTok só serve para fortalecer ainda mais o domínio do YouTube e do Instagram como as principais plataformas neste setor. Mas mais concorrência é boa para os criadores – isso lhes dá mais poder e, no final, mais controle sobre seus negócios” , disse o Patreon em um comunicado.

O Patreon está preocupado, apesar de ser crítico ao modelo algorítmico do TikTok, que “matou” a ideia de seguidores (a construção de uma base de fãs para criadores de conteúdos), segundo a plataforma.

Leia a declaração completa do Patreon:

“Já criticamos o TikTok no passado devido ao impacto que sua abordagem com curadoria algorítmica teve na construção de comunidades criativas. A plataforma se apoiou tanto em sua página For You que a própria ideia de um seguidor está basicamente morta. E com isso, a capacidade dos criadores de construir fandoms on-line conectados e energizados sofreu um grande golpe.

Mas isso não significa que estamos comemorando essa proibição. Não há como negar que o TikTok também faz muitas coisas boas. Dá aos criadores acesso a públicos potencialmente massivos que eles nunca sonharam alcançar antes. Ajudou a lançar e sustentar negócios criativos em todo o mundo. Promoveu uma cultura incrível de colaboração criativa.

O impacto do TikTok também se estende muito além da própria plataforma: ele criou um gênero inteiro de vídeo de curta duração e feeds com curadoria algorítmica. Banir o TikTok só serve para fortalecer ainda mais o YouTube e o Instagram como as plataformas dominantes nesta indústria. Mas mais concorrência é boa para os criadores – isso lhes dá mais poder e, no final, mais controle sobre seus negócios.

Um banimento completo do TikTok, se acontecer, seria devastador para muitos criadores que dependem desta plataforma para sustentar sua renda e meios de subsistência. Sentimos profundamente pelos criadores que estão assustados e incertos sobre o que isso significa para seus negócios.

Este potencial banimento também faz parte de um padrão maior e alarmante de volatilidade na economia de criadores. Instagram e YouTube mudando para serem mais como o TikTok, o TikTok lutando para se manter vivo, o Twitter se tornando… o que é agora. Às vezes, parece que essas plataformas estão tão interessadas em disrupturas que perdem de vista o fato de que o que os criadores realmente querem é estabilidade.

E os criadores merecem essa estabilidade. Você merece ter a propriedade de sua relação com seu público de uma forma que não esteja sujeita a apenas uma plataforma. Você merece poder criar o que te excita, sem ter que se preocupar em alimentar um algoritmo imprevisível e sempre em mudança. Você merece um espaço onde possa alcançar todos os seus fãs com o que você cria. E você merece um lugar para construir uma comunidade de fãs real, duradoura e energizada – e um negócio – em torno de você e de seu trabalho.

No Patreon, continuamos a dedicar nossos corações e almas para fornecer aos criadores esse nível de propriedade, estabilidade e controle. Porque TikTok ou não, a economia de criadores está aqui para ficar, e não vamos parar de trabalhar em direção a um mundo onde a criatividade profissional e o verdadeiro fandom sejam possíveis para todos.”

Artigo do Patreon, initulado “TikTok matou o seguidor. Agora Washington está tentando matar o TikTok.”

TikTok pode ser banido nos EUA

Sede da Bytedance, proprietária do TikTok. Foto: The Information

O TikTok está enfrentando a perspectiva de ser banido nos EUA, com o governo pressionando a ByteDance, empresa-mãe, para se separar da plataforma dentro de nove a 12 meses, ou enfrentar o banimento.

A ByteDance está considerando vender uma participação majoritária no TikTok para uma empresa fora do setor de tecnologia, mas sem o algoritmo, e há relatos de que a empresa prefere encerrar o aplicativo a vendê-lo.

Enquanto os EUA discutem os méritos do banimento, várias preocupações surgem, incluindo questões de segurança nacional e liberdade de expressão.

O Congresso, por exemplo, levantou preocupações sobre a possibilidade de a ByteDance compartilhar dados de usuários americanos com o governo chinês. Enquanto críticos dizem que o banimento de um aplicativo seria uma violação dos direitos à liberdade de expressão.

Compartilhe
Sair da versão mobile