Parques da Disney serão fechados devido a preocupações com o coronavírus

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read
Episódio de "Modern Family" na Disneylândia. Foto/Walt Disney

O império turístico da Disney, incluindo a Disneylândia, está sendo temporariamente fechado devido a preocupações com a pandemia de coronavírus. A corporação anunciou que a partir deste sábado (14) até o final de março, o parque da Disney estará sendo fechado, enquanto a Disney World, em Orlando, e a Disneyland Paris, na França, serão fechados a partir deste domingo (15).

A empresa disse que não teve nenhum relatório de Covid-19 em suas instalações.

“Os hotéis do Disneyland Resort permanecerão abertos até segunda-feira, 16 de março, para que os hóspedes possam tomar as providências necessárias para a viagem; o Downtown Disney continuará aberto”, diz o comunicado. “Vamos monitorar a situação em andamento e seguir os conselhos e orientações de autoridades federais e estaduais e agências de saúde. A Disney continuará pagando os seus funcionários durante esse período”.

O anúncio ocorre um dia depois que Gavin Newsom, governador da Califórnia, decretou cancelamento de grandes reuniões e eventos no estado, que envolvam mais de 250 pessoas como uma “medida para combater a disseminação do coronavírus”.

Newsom, que se reuniu com o ex-CEO da Disney, Bob Iger, inicialmente resistiu a determinar o fechamento do parque, dizendo que a ordem de proibição não se aplicava à Disneylândia, devido a “complexidade de circunstâncias únicas”.

Disneylândia, na Califórnia. Foto/Walt Disney Company

A corporação pode perder em média US$ 350 mil por dia, devido ao fechamento do parque na Califórnia, de acordo com estimativas do The Hollywood Reporter.

“O Disneyland Resort trabalhará com os hóspedes que desejam alterar ou cancelar suas visitas e fornecerá reembolsos àqueles que tiverem reservas de hotéis durante esse período de encerramento”, continua o comunicado. “Prevemos um grande volume de chamadas nos próximos dias e agradecemos a paciência dos hóspedes enquanto trabalhamos duro para responder a todas as perguntas”.

Em anúncio semelhante, o Universal Studios Hollywood disse que fecharia de sábado (14) a 28 de março “com muita cautela”. A área de compras e restaurantes temáticos do lado de fora dos portões de entrada do parque, Universal CityWalk, permanecerá aberta por enquanto.

Entenda a epidemia de coronavírus

Bogotá, na Colômbia. Foto/Leonardo Munoz para a REUTERS

O surto do Covid-19 teria se originado em Wuhan, na China, em dezembro, quando foram reportados os primeiros casos. Desde então o número de casos do novo coronavírus cresceram exponencialmente, foram reportados em mais de 150 mil neste sábado (14).

A Organização Mundial da Saúde classificou o novo coronavírus como uma “pandemia”, na última quarta-feira (11). A OMS define uma pandemia quando existe a disseminação mundial de uma nova doença para a qual a maioria das pessoas não tem imunidade.

O patógeno é proveniente de uma família de vírus que usualmente atacam o sistema respiratório. De acordo com o Vox, a maioria dos coronavírus infectam animais, mas cientistas ainda não sabem como o novo vírus passou a atingir seres humanos. Dois dos sete coronavírus que infectam humanos, SARS e MERS, podem causar pneumonia grave e até morte em cerca de 10% e mais de 30% dos casos, respectivamente. Enquanto os demais provocam sintomas mais leves, como um resfriado comum.

Até o momento, é relatado que o Covid-19 pode causar pneumonia e que também pode matar – mas, embora pareça ser menos mortal que o SARS e o MERS, ainda não está claro exatamente o quanto.

Um relatório do Centro de Controle de Doenças da China, de 16 de fevereiro, que teria analisado 72 mil paciente com Covid-19 na China, apontou que a taxa de mortalidade da doença é de 2,3%.

Ação do governo chinês em Bozhou na província de Anhui. Foto/AFP

A China e a Itália se tornaram os países com maiores casos da doença. Os governos de ambos os países determinaram medidas para conter o avanço da doença. O país europeu determinou que nenhum cidadão deve sair de casa sem um formulário de justificativa, o governo italiano recomenda que as pessoas saiam de casa apenas para trabalho ou para atividades “essenciais”.

No Brasil foram confirmados mais de 100 casos de Covid-19, de acordo com a Folha de S.Paulo. Com 16 casos confirmados no estado do Rio de Janeiro, o governador decretou o fechamento de cinemas e eventos e adiantou as férias escolares nas redes de ensino do estado.

Informações do Washington Post apontam que o presidente brasileiro e seus aliados estão em observação e foram submetidos a testes da doença depois que o secretário de comunicação de Jair Bolsonaro foi testado positivo para o coronavírus. Ele esteve no último sábado (7) com o mandatário dos EUA, Donald J. Trump, que se recusou a fazer testes.

Compartilhe