A OpenAI está revertendo uma atualização recente feita no GPT-4o, o modelo padrão que alimenta o ChatGPT, após reclamações de usuários de que a mudança fez o chatbot agir de forma “estranha”.
De acordo com o CEO da OpenAI, Sam Altman, as últimas atualizações no GPT-4o tornaram a personalidade do modelo “muito bajuladora e irritante”, apesar de alguns aspectos positivos. “Estamos trabalhando em correções o mais rápido possível, algumas hoje e outras esta semana”, acrescentou Altman em uma publicação no X (antigo Twitter).
Já na terça-feira ao meio-dia, Altman informou que o ChatGPT estava sendo executado em uma versão mais antiga e menos bajuladora do GPT-4o para todos os usuários gratuitos. A empresa espera que os usuários pagos também retornem a uma versão mais antiga do modelo ainda hoje.
“Estamos trabalhando em correções adicionais para a personalidade do modelo e compartilharemos mais nos próximos dias”, disse Altman, acrescentando que a OpenAI irá explicar o que deu errado “em algum momento”.
O novo GPT-4o foi lançado pela OpenAI no final da semana passada. Logo em seguida, os usuários começaram a notar que o ChatGPT estava sendo excessivamente elogioso e prolixo em suas respostas, muitas vezes de maneira estranha.
Aprimorar a inteligência emocional de seus modelos de IA tem sido um foco recente da OpenAI. Com o GPT-4.5, a empresa afirmou que o modelo era melhor em responder com cordialidade e compreensão. Ao tentar trazer essa mesma capacidade para o GPT-4o, mais acessível, parece que a OpenAI acabou exagerando.