OpenAI é processada por grupos de mídia canadenses

A OpenAI, em sua defesa, alega que se baseou na interpretação do "uso justo", que permitiria o uso não-licenciado de material protegido por direitos autorais

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • Grandes empresas de mídia canadenses estão processando a OpenAI alegando uso não autorizado de seus artigos para treinar modelos de linguagem como o ChatGPT.
  • A OpenAI, em sua defesa, alega que se baseou na interpretação do "uso justo", que permitiria o uso não-licenciado de material protegido por direitos autorais.
  • Os demandantes buscam indenização financeira e uma ordem judicial para impedir o uso futuro de seus artigos pela OpenAI.

Algumas das maiores empresas de mídia canadenses entraram com uma ação judicial contra a OpenAI alegando uso “inapropriado e ilegal” de seu conteúdo jornalístico para treinar os modelos de linguagem da empresa, como o ChatGPT.

De acordo com informações da Reuters, o processo movido por proprietários de veículos como o National Post, Toronto Star, The Globe and Mail, The Canadian Press e CBC/Radio-Canada alega que a OpenAI violou os direitos autorais dessas empresas ao utilizar seus artigos sem permissão ou compensação.

Em sua defesa, a OpenAI alegou que se baseou na interpretação do “uso justo”, que permite o uso não licenciado de material protegido por direitos autorais em certas circunstâncias. Processos semelhantes também foram movidos por grupos de mídia em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos.

“As declarações públicas da OpenAI de que é de alguma forma justo ou de interesse público que eles usem a propriedade intelectual de outras empresas para seu próprio ganho comercial estão erradas”, afirmou o proprietário do National Post, Postmedia, em comunicado. “O jornalismo é de interesse público. A OpenAI usando o jornalismo de outras empresas para seu próprio ganho comercial não é. É ilegal.”

Os demandantes canadenses buscam indenização e uma liminar para impedir a OpenAI de usar os artigos de notícias das empresas para treinar seus modelos de IA no futuro. De acordo com a imprensa, eles querem até 20 mil dólares canadenses por artigo utilizado.

A OpenAI afirmou que colabora de perto com editores, exibindo, atribuindo e linkando o conteúdo em suas pesquisas, além de oferecer formas fáceis de cancelamento. Algumas grandes empresas de mídia – incluindo a Associated Press, Axel Springer, Financial Times e Vox Media – fecharam acordos milionários com a OpenAI para licenciar seu conteúdo.

Compartilhe