A OpenAI continua adicionando novos modelos de Inteligência Artificial (IA) para sua plataforma ChatGPT. Depois de lançar os modelos “o3” e “o4-mini” em abril, a empresa agora está disponibilizando a versão profissional do modelo “o3”, o “o3-pro”.
A versão “o3-pro” foi projetada para dedicar mais tempo e revisão na elaboração de respostas, visando gerar respostas mais confiáveis, precisas e elaboradas, mesmo que para isso seja necessário mais tempo. É um foco maior na confiabilidade e precisão, em detrimento da velocidade.
De acordo com as notas de lançamento da OpenAI, o “o3-pro” é recomendado para “perguntas desafiadoras em que a confiabilidade é mais importante do que a velocidade, e esperar alguns minutos vale a pena”.
Nas avaliações de teste compartilhadas, o “o3-pro” apresentou melhores resultados de benchmark do que as opções “o3” e “o1-pro” anteriores. No entanto, existem algumas restrições quanto aos outros serviços do ChatGPT que o “o3-pro” pode utilizar.
A geração de imagens e o Canvas não são suportados pelo modelo “o3-pro”, portanto os usuários precisarão recorrer a outras opções da plataforma para acessar esses recursos.
O novo modelo “o3-pro” já está disponível a partir desta quarta-feira (11/6) para usuários do ChatGPT Pro e ChatGPT Team. Os clientes Enterprise e Edu terão acesso a essa versão profissional na próxima semana.
Essa adição do “o3-pro” ao ecossistema do ChatGPT fornece uma solução que privilegia a qualidade e a precisão das respostas, em contraste com a rapidez.