O que significa Nickelodeon? Conheça a origem do nome

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Nickelodeon é mais conhecida por seus shows animados e outras séries originais. Embora agora existam muitos canais de TV, e plataformas de streaming, com conteúdo para o público mais jovem, a Nickelodeon continua sendo uma das favoritas não apenas entre as crianças, mas também entre os adultos que cresceram assistindo aos clássicos desenhos e seriados do canal. Mas o que exatamente “Nickelodeon” significa?

Ao contrário do que muitos acreditam, “Nickelodeon” não é uma palavra inventada para o canal, mas sim de “nickelodeons”, um termo referente à um tipo de teatro do início do século XX.

Basicamente a palavra é uma junção entre “nickel”, termo para uma moeda de 5 centavos no idioma inglês, e uma antiga palavra grega “odeion”, que se refere a um teatro coberto.

Os nickelodeons se caracterizavam pelo desempenho contínuo de curtas-metragens e músicas ilustradas e, embora não fossem exatamente os lugares mais confortáveis, com assentos de madeira e pouca ventilação, eram bastante populares.

À medida que as cidades e o público cresciam, os nickelodeons precisavam de auditórios maiores, e a chegada do filme deu lugar a cinemas maiores e mais confortáveis ​​(mesmo que com um valor muito maior), deixando para trás os nickelodeons.

A Nickelodeon, de propriedade da Warner-Amex Satellite Entertainment, foi oficialmente lançada em 1979 e foi o primeiro canal a cabo para crianças. Embora a rede tenha começado em 1977 sob o nome de Pinwheel Network, um canal a cabo que transmitia um programa chamado “Pinwheel” todos os dias das 7h às 21h, que mais tarde seria alterado para Nickelodeon.

O seu primeiro logotipo foi um homem usando um cinetoscópio. O designer e consultor criativo Joseph Iozzi explicou que Nickelodeon parecia um ajuste natural para o canal, pois o nickelodeon era “um dispositivo da virada do século para distribuir entretenimento”, e o som da palavra era “agradável e facilmente pronunciável”.

Obviamente, o logotipo passou por várias reformulações depois disso, com o agora famoso “splat” estreando em 1984, mas o nome e a essência da rede permaneceram os mesmos.

Em 1986, juntamente com as redes irmãs MTV e VH1 foi vendida para o conglomerado de mídia Viacom, da qual faz parte até hoje.

Compartilhe