O desenho animado “Arthur” terminará em 2022 após 25 temporadas

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read
Arthur está chegando ao fim de sua história. Foto: PBS/Reprodução

O desenho animado “Arthur” chegará ao fim em 2022 após 25 temporadas, confirmou o canal norte-americano PBS. “Arthur” é a série de animação infantil mais antiga da história e esteve no ar por 25 anos (começando a exibir seus episódios em 1996 na PBS); o programa educativo dará um fim para sua história em sua 25ª e última temporada, que irá ao ar em 2022.

“‘Arthur’ é a série de animação infantil mais antiga da história e é conhecido por ensinar gentileza, empatia e inclusão por meio de muitos momentos inovadores para gerações de telespectadores”, disse a produtora executiva do programa, Carol Greenwald, em um comunicado enviado ao IGN confirmando as notícias do cancelamento.

Ela ainda confirmou a estreia dos episódios finais de “Arthur” para o último trimestre de 2022, acrescentando que o legado do programa infantil continuará, de certa forma, uma vez que “a produtora GBH e a PBS KIDS estão continuando a trabalhar juntos em conteúdo adicional de ‘Arthur’, compartilhando as lições de Arthur e seus amigos de novas maneiras”.

O programa infantil “Arthur” girou em torno do porco-da-terra de 8 anos chamado Arthur e uma turma de colegas animais falantes. Foto: PBS/Reprodução

O programa baseado nos livros de Marc Brown teve uma exibição regular na televisão estadunidense por quase três décadas, começando em 1996. Além de ser a série de animação infantil mais antiga da história, “Arthur” também terminará com o título de segundo programa de animação mais antigo, atrás apenas de “Os Simpsons” com suas 32 temporadas (e além).

Rumores sobre o cancelamento do programa surgiram no início deste mês, depois que a roteirista de “Arthur” Kathy Waugh apareceu em um episódio do podcast “Finding DW” e disse que o programa não estava mais em produção e o episódio final havia sido concluído dois anos antes.

“‘Arthur’ não está mais em produção. Tivemos nossa festa de encerramento há dois anos”, Kathy Waugh revelou na entrevista. “Acho que [a PBS] cometeu um erro. Acho que Arthur deveria voltar e sei que não estou sozinha em pensar que eles cometeram um erro”.

“Não presto muita atenção em coisas como classificações, então não sei se era um problema de classificação ou se apenas parecia que precisava ser aposentado. Mas, para mim, parecia como se nunca fosse acabar. Mas acabou”, ela acrescentou. “No entanto, a PBS decidiu fazer alguns anúncios de serviço público em vários questões como votação, lavagem de mãos e questões relacionadas à pandemia e usei os personagens de Arthur. Então, de certa forma, eles ainda estão por aí”.

Por mais que o cancelamento de “Arthur” possa entristecer alguns espectadores nostálgicos e crianças, as séries de televisão (assim como os livros) têm o hábito de eventualmente chegar ao fim. Para aqueles para quem “Arthur” foi um grande negócio na juventude, essas memórias e histórias não serão apagadas, uma vez que as centenas de episódios do programa ainda estarão disponíveis para assistir nas múltiplas plataformas e canais onde “Arthur” é disponibilizado para transmissão.

Por quase três décadas, Arthur e seus companheiros animais antropomórficos têm incentivado seus jovens espectadores a terem um profundo amor pela leitura, além de uma tonelada de memes que ressoam por geração de telespectadres que cresceram assistindo à série infantil (ou não).

Como observa o iO9, será interessante ver se a próxima temporada final de “Arthur” terá algum tipo de despedida em homenagem ao legado do programa infantil, ou se simplesmente o desenho animado termina e encoraja as pessoas a desligarem suas TVs e pegarem um livro.

Compartilhe