O co-criador de “Os Novos Mutantes”, Bob McLeod, esclarece comentários criticando o filme

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

Bob McLeod, o co-criador de “Os Novos Mutantes”, expressou recentemente toda sua decepção com o filme baseado nas histórias de quadrinhos que ele criou ao lado de Chris Claremont há mais de 30 anos, bem como apontou alguns problemas graves com o filme – incluindo a escalação de um ator branco para interpretar um personagem que originalmente é negro.

Mas depois de detonar o filme, McLeod está esclarecendo seus comentários, embora ele apenas reforce alguns pontos do que ele tinha falado anteriormente, ele parece querer deixar claro que não quis ofender absolutamente ninguém com suas observações. Ele disse ainda que apenas ficou chateado com o branqueamento de um dos personagens e pelo fato de o filme não ter creditado seu nome com erro de grafia.

“Estou um pouco impressionado com a cobertura de notícias explosiva com meus comentários de ontem sobre o filme ‘Os Novos Mutantes’ receberam”, ele inicia. “Só para constar, eu não disse que era um filme ruim. Eu nem vi, e acho que parece muito divertido, na verdade. Eu estava apenas expressando minha decepção pelos personagens não terem os atributos de assinatura que eu dei a eles quando criei suas imagens. É tão surpreendente que me incomode? Particularmente quando o único personagem que eu não criei, Magia, parece tão exato como nos quadrinhos?”

“E Henry Zaga não ter a pele escura como o Mancha Solar que criei já tinha sido um problema em todos os noticiários, então isso não era nada novo, embora seja um problema muito preocupante”, ele observa. “Não tenho nada contra Henry Zaga como pessoa ou ator. Eu nunca o vi atuar. Sinto pena de Zaga por ele ter sido ferido por algo que não é culpa dele”.

“Eu também entendo totalmente que Josh Boone é um fã da arte de Bill Sienkiewicz nos quadrinhos, não a minha, e o filme é baseado em seu enredo do Urso Demônio, e isso é ótimo”, continua. “Também sou um grande fã da arte do Bill”.

“A principal coisa que me aborreceu foi o erro de grafia do meu nome nos créditos, que desde então descobri que aconteceu muitas vezes a muitos criadores. Eu vou superar isso”, ele finaliza adicionando isso: “Todo mundo precisa se acalmar”.

Embora nos comentários anteriores ele tenha deixado bastante claro que não estava atacando a equipe ou elenco do filme, os novos comentários parecem querer reforçar a ideia de que ele está apenas criticando a forma como a adaptação foi feita e não efetivamente ofender qualquer envolvido no processo. “Acho que acabei com este filme”, ele conclui na última observação.

Elenco principal de “Os Novos Mutantes” em uma das primeiras imagens do filme. Foto/IMDb

Quanto a controversa escalação de um ator branco, Henry Zaga, para interpretar um personagem afro-brasileiro, McLeod não está errado a decisão estranha foi manchete de muitos veículos, com o próprio diretor sendo frequentemente questionado pela escolha. Mais recentemente, Boone tentou se justificar dizendo que não estava procurando por um ator negro, mas que “o objetivo era encontrar o melhor ator”, dizendo que “nunca foi sobre a cor da pele deles para mim”.

“Os Novos Mutantes” é uma adaptação de uma série de quadrinhos da Marvel de mesmo título, derivado da franquia X-Men. O filme seguem cinco jovens mutantes que descobrem o poder de suas habilidades, enquanto estão “presos contra sua vontade em um local de segurança máxima, eles precisam lutar para escapar de um inimigo e seus fantasmas do passado”.

Para quem acompanha a história da produção do filme, sabe que a produção esteve em uma montanha-russa ao longo de seu desenvolvimento. Enquanto o primeiro trailer foi lançado em 2017, o filme teve cinco datas de lançamento diferentes para finalmente ser lançado agora, em 28 de agosto.

Compartilhe