“Nomadland” ganha um novo trailer apresentando o longa de Chloé Zhao que pode ser indicado ao Oscar

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

Searchlight Pictures lançou um novo trailer de “Nomadland” – que está marcado para estrear “em breve” nos cinemas do Brasil – apresentando o longa escrito e dirigido por Chloé Zhao e estrelado por Frances McDormand, que tem sido amplamente considerado como um dos melhores filmes do último ano, conseguindo um bom desempenho na temporada de premiação, e está firme rumo à conseguir algumas indicações ao Oscar.

O novo trailer fornece um olhar bem de perto para atuação de McDormand como Fern, uma mulher de meia-idade forçada a recomeçar sua vida após uma série de crises pessoais e econômicas. Então, com isso, ela começa a viver num trailer (ou van, apenas para não ficar confuso com o trailer que estamos analisando aqui), viajando pelo seu país, neste caso os EUA, fazendo trabalhos aqui e ali somente para conseguir sobreviver nesse mundo capitalista.

Como você poderá ver, este trailer é muito focado na emoção da jornada de Fern, mostrando que, enquanto ela viaja pelas rodovias e atalhos da enorme extensão deste país em questão, a vida dela se cruza com uma série de personagens únicos que provavelmente mudará Fern para sempre.

“Eu talvez passei muito da minha vida apenas lembrando”, diz ela em certo ponto do trailer. Essa emoção da jornada de Fern, é mostrada no trailer acima através da atuação de McDormand, bem como o toque impressionante da direção e do roteiro de Zhao; afinal a produção deste longa quer garantir algumas indicações ao Oscar, como também querem ganhar algum Oscar.

Este trailer segue um outro anterior, que mostrou Fern sendo questionada pela filha de um de seus ex-vizinhos (com a facilidade de uma adolescente que ainda não dá a mínima para o bem-estar dos outros, ou simplesmente não tem empatia) se é verdade que Fern é sem-teto agora. “Não, eu não sou ‘sem-teto’, eu sou apenas sem casa. Não é a mesma coisa”, Fern responde com firmeza. “Não se preocupe comigo, estou bem”. Assista abaixo:

A sinopse oficial diz que o longa segue Fern ao longo de um ano, que “após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada, reúne suas coisas em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória, fora da sociedade dominante, como uma nômade dos tempos modernos”. Ao longo de sua jornada, Fern se depara com uma infinidade de comunidades, com algumas a aceitando como ela é e outras não.

Críticos comumente descrevem que essa série de experiências oferece um estudo de caráter de uma mulher, perto da aposentadoria e forte para lutar por sua vida, trabalhando através de seu luto e procurando por si mesma.

“Nomadland” é um filme devastador sobre as dificuldades de uma mulher vivendo em um sistema falido e que poderia muito bem ser o destaque do ano de 2020, um prêmio incerto para um ano como aquele. O longa é uma adaptação ficcional de um livro de não-ficção de Jessica Bruder, que usa a personagem Fern como uma lente para ver a subcultura das pessoas que passam suas vidas viajando em trailers e carros, trabalhando e sobrevivendo enquanto se movem pelos EUA. Como Fern, muitos deles estão perto da idade de aposentadoria, mas sem a opção ou inclinação para se aposentar e, em vez de lutar para sustentar o que tinham antes, reduziram suas necessidades. Eles são refugiados da última recessão, do aumento do custo para sobreviver, para se comprar a vida e, claro, de uma rede de segurança de vida desgastada – embora a diretora e roteirista Chloé Zhao tenha se recusado a reduzi-los a subprodutos do sistema capitalismo que estamos inseridos.

“O mundo está tentando nos dividir”, afirmou Zhao anteriormente ao IndieWire“Nos últimos meses, todos nós passamos por uma versão do que Fern sentiu – esse sentimento de grande perda para uma vida que você costumava ter”, ela continuou se referindo à pandemia em curso. “É apenas esse vazio que você sente, a necessidade de voltar ao normal, que leva à aceitação e a como você pode crescer para se sentir bem com o seu lugar no mundo. É disso que muitas pessoas precisam agora”.

Como dito, “Nomadland” ainda não possui nenhuma data de estreia no Brasil definida, com a 20th Century Studios (da Disney) apenas alegando que o longa vai estrear “em breve” nos cinemas brasileiros; O longa estará chegando no final deste mês no Hulu, que não está disponível no Brasil.

Compartilhe