Netflix cancela produção de série turca, “If Only”, depois de ser solicitada a censurar personagem gay

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Netflix cancelou a produção de uma série que estava programada para ser filmada na Turquia por causa da imposição de censura exigido pelo governo do país. Conforme reporta o Financial Times, os produtores receberam uma objeção dos governantes da Turquia sobre um dos cinco personagens principais da série.

“Devido a um personagem gay, a permissão para filmar a série não foi concedida e isso é muito assustador para o futuro”, disse a roteirista de Ece Yorenc.

Özge Özpirinçci estrelaria como uma das cinco personagens principais. Foto/Deadline

“If Only”, um drama de 8 episódios, foi anunciado pela plataforma em março e tinha planos para filmar a série na Turquia nos próximos dias, mas após objeções de censura do governo, os executivos da plataforma se recusaram a se submeter as ordens de censura, optando por encerrar a série por completo.

No entanto, a Netflix não está cancelando toda a produção na Turquia, em vez disso está decidindo se curvar à censura do governo de lá, uma decisão que é no mínimo controversa.

Em um exemplo disso, anteriormente a série “Designated Survivor” teve um episódio cortado por causa de um líder fictício ligado ao país, que fazia papel de antagonista. “Seguindo uma demanda do regulador turco, removemos um episódio do ‘Designated Survivor’ da Netflix apenas na Turquia, para cumprir a lei local”, afirmou o serviço de streaming na época.

Depois da mais recente censura no país a Netflix se diz comprometida a continuar atuando no país que a Anistia Internacional afirma está perseguindo pessoas LGBTQ+ como se fossem doentes. “A Netflix continua profundamente comprometida com nossos membros turcos e com a comunidade criativa da Turquia”, disse um porta-voz da Netflix ao TheWrap. “Estamos orgulhosos do talento incrível com o qual trabalhamos. Atualmente, temos vários originais turcos em produção – com mais por vir – e esperamos compartilhar essas histórias com nossos membros em todo o mundo”.

“If Only” deveria contar a história de Reyhan, uma mãe infeliz e casada de gêmeos, que de repente é transportada de volta 30 anos para a noite em que seu marido propôs.

Compartilhe