“Monstros no Trabalho” é um novo começo promissor para a franquia, dizem críticos

Por Redação Categoria Nerd
7 Min Read

“Monstros no Trabalho” – a série spin-off de “Monstros S.A.” – está (finalmente) chegando ao Disney+ após anos de espera. Mas, antes da estreia, as primeiras avaliações do programa já estão aqui e parecem promissoras. Embora ninguém esteja disposto a dizer que a nova série é tão boa quanto o filme original, os críticos acreditam que “Monstros no Trabalho” pode ser um novo começo promissor para a franquia.

Retomando as coisas um dia após os acontecimentos do filme original, “Monstros no Trabalho” seguirá o que acontece à medida que os funcionários da Monstros S.A. aprendem a adaptar todo o seu modelo de negócio a uma nova substância. Após a descoberta de que o riso infantil é na verdade uma fonte mais sustentável de energia do que os gritos de horror.

Embora os protagonistas de “Monstros S.A.” estejam na série spinoff, o sucesso de Sulley e Mike no final do filme significa que eles foram elevados a papéis de liderança na empresa, e só aparecerão na série de vez em quando.

Os principais personagens da série “Monstros no Trabalho”, do Disney+. Foto: Disney+

Em vez disso, “Monstros no Trabalho” seguirá principalmente a vida profissional de monstros como os mecânicos que fazem as máquinas da empresa funcionar, incluindo Tylor Tuskman (Ben Feldman, de “Superstore”), um graduado recente da Universidade Monstros que sempre sonhou em trabalhar na Monsters S.A. algum dia, mas agora descobre a si mesmo dentro de uma versão muito diferente da empresa que ele conhecia.

Esta não é a primeira adição à franquia “Monstros S.A.” desde que o filme original foi lançado, porém, diferentemente da pré-sequência, “Universidade Monstros” de 2013, a nova série apresenta um primeiro olhar para o que acontece no mundo de Monstros S.A. após os eventos do filme original. Também marca a primeira vez que a Pixar se esforça para ramificar a narrativa da franquia, indo além de Mike e Sulley como protagonistas.

Então, vale a pena assistir “Monstros no Trabalho”?

Faltando apenas alguns dias para a estreia de “Monstros no Trabalho”, as primeiras avaliações da série começaram a chegar e, embora ninguém esteja disposto a dizer que é tão bom quanto o filme original que criou a franquia, os críticos estão de acordo que o programa representa um novo começo promissor para a franquia “Monstros S.A.”.

“‘Monstros no Trabalho’ é uma adição maravilhosa à mitologia de Monstropolis”, disse Charlie Ridgely na avaliação do ComicBook. “É repleto de risadas e novos personagens memoráveis ​​que com certeza excitarão os fãs novos e antigos. Mas também há um coração determinado e vibrante em seu centro, mantendo-se fiel à maravilhosa alma do nome Monstros”.

Yasmine Kandil em uma crítica para o Discussing Film disse que, “no final das contas, ‘Monstros no Trabalho’ é um deleite nostálgico que transportará muitos de volta à infância enquanto apresenta este mundo amado e único para uma nova geração de crianças”.

Os principais personagens da série “Monstros no Trabalho”, do Disney+. Foto: Disney+

“Apesar da falta de liderança, a série ainda encontra maneiras de ser cativante e agradável e continua a se expandir na comunidade que mantém a Monstros S.A. funcionando”, ela acrescentou. “Mesmo que nada jamais seja capaz de superar o recurso da Pixar de 2001, esta série é uma adição bem-vinda ao franquia, certamente longe das piores expectativas dos fãs”.

Embora a Disney ainda não tenha liberado todos os 10 episódios da série animada, através do que assistiram os críticos já tem uma noção da história de “Monstros no Trabalho” e para onde a série está indo. Com isso em mente, os críticos reconhecerem que a série pode não ser tão boa quanto ao filme original, abre um alerta para os fãs que podem se frustrar ao receber uma adição mais como “Universidade Monstros”.

“‘Monstros no Trabalho’ não parece uma sequência genuína de um artigo de ‘Monsters S.A.’ ou até mesmo um ‘filme de X horas’, mas não necessariamente”, escreveu Nick Harley em crítica para o Den of Geek. “Embora a escrita seja um pouco desanimadora, toda série de comédia precisa de algum tempo para ganhar terreno. ‘Monstros no Trabalho’ terá que fazer mais para surpreender o público que já está familiarizado com este mundo, mas olhando para os heróis anônimos do local de trabalho, tem um caminho interessante e frutífero para explorar e um elenco de voz talentoso para realmente vender toda a empresa, se as coisas realmente começarem a cozinhar. Embora não seja ‘Pixar’, ainda pode acabar sendo algo útil”.

Escrevendo para o Slashfilm, Ethan Anderton observou que, ao contrário das séries da Marvel, “‘Monstros no Trabalho’ não parece vir do mesmo estúdio de animação poderoso que nos deu ‘Monstros S.A.”, explica.

“Não é tão ruim quanto ‘Aviões’ quando comparado a ‘Carros’, mas também não é tão satisfatório quanto algo como ‘Virando o Jogo dos Campeões'”, Anderton acrescentou. “Mas, como levou 10 episódios para que a série realmente se encaixasse na franquia ‘Nós Somos os Campeões’, talvez possamos dar a ‘Monstros no Trabalho’ um pouco mais de tempo para se acostumar com o trabalho após a orientação”.

“Embora eu aprecie o fato de a Disney não ter seguido o caminho da animação barata e feito esta série com um nível de esforço que a aproxima bastante da qualidade da Pixar, é o conteúdo que acaba ficando aquém”, argumentou Alex Maidy em uma avaliação para o site JoBlo. “‘Monstros no Trabalho’ parece bom e tem alguns bons momentos, mas não chega perto de ser tão bom quanto ‘Monstros S.A.’ ou ‘Universidade Monstros'”.

“Monstros no Trabalho” estreia na quarta-feira, 7 de julho, no Disney+. Enquanto outras séries spinoff de filmes conhecidos, incluindo de “Toy Story”, “Moana” e “Operação Big Hero”, chegarão em um futuro próximo.

Compartilhe