“Monster Hunter”, que estreou há apenas alguns dias, já está provocando a ira dos espectadores, e por isso está saindo dos cinemas chineses após receber uma enorme reação por conta de uma linha que é, na melhor das hipóteses, uma piada muito idiota, e na pior das referências, uma ofensa racial.
Esta piada, que muitos acreditaram ser um aceno para um canto racista antigo, parece ter surgido de uma escrita de roteiro preguiçosa e ter sido incluída sem intenções de racismo, mas foi o que acabou parecendo. Em certo momento do filme, o personagem de Jin Au-Yeung aparece exclamando: “Olhe para os meus joelhos”, isso é seguido pela pergunta: “Que tipo de joelhos são esses?”, É quando ele responde, “Chi-joelhos”.

A Variety informou que a Tencent, a empresa que cuida da distribuição do filme na China, está trabalhando para fazer os cortes necessários e fazer uma nova versão do filme sem a cena ofensiva, que seria enviada aos cinemas chineses. Mas, por outro lado, há relatos de que os esforços para distribuir uma versão do filme sem a linha ofensiva também foram interrompidos.
Mesmo que consiga distribuir uma nova versão sem a piada racista, isso não deixa claro se será o suficiente para solucionar o problema e obter sucesso quando for relançado. Também não está claro se essa cena será removida das versões internacionais, mas está claro que isso afetará o desempenho do filme em todos os países, e não apenas na China.
Nos últimos anos, a China se tornou no segundo país de maior bilheterias do mundo, sendo um fator chave para determinar se um filme se tornará em um sucesso ou não – especialmente em adaptações de videogames. Para um filme ser lançado na China, é necessário passar pela aprovação do órgão de censura do país, ou seja, os órgãos de censura da China não viram isso como racista, ou deixaram passar despercebido, o que é no mínimo estranho.
Paul WS Anderson, responsável por seis filmes de “Resident Evil”, escreve e dirige a adaptação da franquia de jogos da Capcom, e ele estava até então certo de que o filme iria impressionar tanto os frequentadores do cinema quanto os jogadores, tendo afirmado que as criaturas são “construídas com um nível de detalhe maior do que qualquer coisa em ‘Jurassic World’”.
Milla Jovovich, que estrela o longa como a capitã Natalie Artemis, uma personagem que luta contra monstros para retornar ao seu mundo depois de cair através de um portal, disse que o diretor (que também é seu marido) já estava “escrevendo algo” para um próximo filme de sua adaptação cinematográfica mais recente.
“Definitivamente, adoraríamos fazer outro”, disse ela. “Espero que as pessoas amem, porque sei que Paul adoraria fazer uma sequência. Quer dizer, ele já está escrevendo algo”.
“Atrás do nosso mundo, existe outro: um mundo de monstros perigosos e poderosos que governam seus domínios com ferocidade mortal. Quando uma tempestade de areia inesperada transporta a capitã Natalie Artemis e uma unidade de soldados de elite para um mundo estranho”, diz a sinopse. “Enfrentando um perigo implacável, a equipe encontra um misterioso caçador que pode ser sua única esperança de encontrar um caminho para casa”.
Desde que o primeiro título Monster Hunter fez sua estreia, 14 anos atrás, em 2004, a série atraiu uma base de fãs dedicados e cresceu como um sucesso global com “Monster Hunter: World”, o último título da série de jogos, que vendeu 10 milhões de unidades em todo o mundo, com vendas acumuladas da série excedendo 49 milhões de unidades em 20 de agosto de 2018.