A Microsoft começou a testar um assistente de Inteligência Artificial (IA) integrado ao aplicativo de Configurações do Windows 11, dando mais um passo em seus planos de implementação de tecnologias de IA em seu sistema operacional.
A ideia do novo recurso, anunciado pela primeira vez no mês passado, é que o ‘Agente de IA’ possa ajudar o usuário a configurar o computador com comandos simples. Assim os usuários vão descrever o que precisam nas Configurações do Windows e receber sugestões de resolução do problema diretamente do ‘Agente de IA’.
Por exemplo, se um usuário relatar que o ponteiro do mouse está muito pequeno, o agente de IA poderá não apenas fornecer recomendações, mas também efetuar as correções necessárias, desde que o usuário conceda as devidas permissões.
Inicialmente, esse recurso está sendo disponibilizado apenas para os PCs Copilot Plus baseados em chips Snapdragon, que fazem parte do programa Windows Insider no Canal Dev.
Essa não é a única novidade relacionada à IA que a Microsoft está trazendo para o Windows 11. Em maio, a empresa anunciou uma série de outras integrações, incluindo:
- Ações de texto e imagem do tipo “Clique para Fazer”
- Recursos de edição de IA para aplicativos como Paint, Fotos e Ferramenta de Recorte
- Busca visual do Copilot Vision
- Pesquisa do Windows aprimorada
- Descrições de imagens avançadas para o Narrador
- Funções de escrita de IA no Bloco de Notas
- Ações de IA no Explorador de Arquivos
Segundo a Microsoft, esses recursos de IA foram projetados para “tornar nossas experiências mais intuitivas, mais acessíveis e, em última análise, mais úteis”.