Microsoft “esqueceu” de atualizar um recurso do Windows por 30 anos

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Há quase 30 anos atrás, um desenvolvedor de software na sede da Microsoft em Redmond registrou um código temporário para a Caixa de Diálogo “Formatar Unidade”. No entanto, essa caixa de diálogo nunca foi atualizada e permanece a mesma até hoje no Windows 11.

Dave Plummer, um ex-desenvolvedor da Microsoft, contou a interessante história de como a caixa de diálogo “Formatar Unidade” do Windows foi criada em uma postagem no X descoberta pelo TheVerge.

A Origem da Caixa de Diálogo “Formatar Unidade”:

Durante o processo de portar um bilhão de linhas de código da interface de usuário do Windows 95 para o Windows NT, Dave Plummer foi encarregado de criar uma interface de usuário personalizada para a função de formatação de disco. Ele anotou todas as opções e escolhas relacionadas à formatação, como sistema de arquivos, rótulo, tamanho do cluster e criptografia. Com base nessas anotações, ele criou uma interface de usuário básica como uma solução temporária até que uma interface mais elegante fosse desenvolvida.

A Solução Temporária que Permaneceu:

No entanto, essa interface temporária nunca foi substituída. Ao longo dos anos, mesmo com várias revisões na interface do Windows, a caixa de diálogo “Formatar Unidade” permaneceu inalterada. Isso significa que o recurso temporário criado por Plummer há quase 30 anos ainda está sendo usado no Windows 11 atualmente.

O Impacto da Decisão de Plummer:

Se você está se perguntando por que o tamanho do formato de um volume FAT no Windows é limitado a apenas 32 GB, isso também pode ter sido parcialmente devido ao trabalho temporário de Plummer.

“Eu também tive que decidir o quanto de ‘folga de cluster’ seria demais, e isso acabou restringindo o tamanho do formato de um volume FAT para 32 GB”, admite Plummer. “Esse limite também foi uma escolha arbitrária naquela manhã e que ficou conosco como um efeito colateral permanente.”

Embora o FAT suporte volumes de até 2 TB, é necessário usar ferramentas de terceiros para criar esses volumes maiores no Windows.

Apesar de várias mudanças e atualizações na interface do Windows ao longo dos anos, a caixa de diálogo “Formatar Unidade” permaneceu inalterada desde sua introdução no Windows NT. Parece que a Microsoft adotou a filosofia de “se não está quebrado, não conserte” para esse recurso específico.

Compartilhe