Microsoft cancela jogo de sobrevivência da Blizzard após demissões

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Microsoft tomou a decisão de cancelar o desenvolvimento do jogo de sobrevivência “Odyssey” da Blizzard, resultando na demissão da maior parte da equipe envolvida no projeto.

Em 25 de janeiro, a empresa cortou quase 2 mil empregos em suas divisões de jogos, impactando as equipes da Activision Blizzard, ZeniMax e Xbox.

Alguns dos profissionais que trabalharam em “Odyssey”, que estava em desenvolvimento há seis anos, recorreram ao X/Twitter para compartilhar a infeliz notícia de suas demissões, informou o Kotaku. A equipe tinha como objetivo lançar o jogo em 2026, mas devido a problemas do motor do game não estar pronto para produção, o projeto foi cancelado e a equipe foi praticamente dissolvida.

Em uma declaração à Bloomberg, o porta-voz da Blizzard, Andrew Reynolds, disse que o desenvolvimento de “Odyssey” terminou para que a empresa possa “se concentrar em projetos que sejam mais promissores para o crescimento futuro”. Embora a Bloomberg tenha noticiado que a maior parte da equipe havia sido demitida, Reynolds respondeu que “algumas pessoas da equipe” seriam transferidas para outros projetos.

“Por mais difícil que seja tomar essas decisões, a experimentação e a assunção de riscos fazem parte da história e do processo criativo da Blizzard”, disse o porta-voz Reynolds. “As ideias chegam a outros jogos ou, em alguns casos, tornam-se seus próprios jogos. Começar algo completamente novo está entre as coisas mais difíceis de se fazer nos jogos, e estamos imensamente gratos a todas as pessoas talentosas que apoiaram o projeto.”

“Odyssey” começou como um projeto ambicioso em 2017, liderado pelo veterano da Blizzard, Craig Amai. A empresa investiu significativamente no jogo, com o ambicioso plano de ter 100 jogadores no mundo do jogo ao mesmo tempo, mas enfrentou desafios, especialmente relacionados ao motor do jogo.

O projeto foi inicialmente prototipado no Unreal Engine, que não conseguiu lidar com a demanda. Então surgiu a Synapse, um motor interno que a empresa desenvolveu para jogos mobile. No entanto, o Synapse não apresentou dificuldades, levando ao cancelamento do jogo e ao desperdício de recursos e tempo.

Compartilhe