Michael Keaton conta por que decidiu reprisar papel de Batman

Por Redação Categoria Nerd
7 Min Read

O retorno de Michael Keaton como Batman é um dos mais esperados dos últimos tempos. O ator que trouxe o Cavaleiro das Trevas para as telonas pela primeira vez há mais de 30 anos atrás está pronto para reprisar seu papel de Batman em “The Flash” e “Batgirl”.

Isso é um pouco inesperado, para dizer o mínimo. Afinal, Keaton (que estrelou muitos outros clássicos como “Birdman”) passou décadas se esquivando de perguntas sobre o Cavaleiro das Trevas – ou simplesmente dizendo que não estava interessado em reprisar o personagem.

Mas os tempos e os sentimentos mudam, aparentemente.

Mas o quê estaria por trás da decisão de Keaton retornar à Batcaverna que ele abandonou em 1992? Em uma recente participação no The Jess Cagle Podcast, ele revelou que foi a história do filme.

Parece que Keaton começou a pensar sobre como seria interpretar um Batman muito mais velho antes da Warner Bros. dar luz verde para o projeto: “Eu pensei, ‘Cara, como seria isso?’ E então, coincidentemente, houve rumores e recebi uma ligação da Warner Bros. Eles queriam falar comigo sobre algo e havia dicas de Batman”.

Mas Keaton disse que foi o roteiro escrito por Christina Hodson (que esteve por trás de “Aves de Rapina” e “Blumblebee”) que realmente o convenceu.

“Tem que ser bom”, disse Keaton sobre o roteiro. “Não há razão para fazer o filme se [o roteiro] não for bom. Não vai realmente mudar nada. E eu apenas pulei e me diverti. E por que não? Você sabe, quero dizer, o diretor Andy Muschietti é fantástico, e é muito criativo. Eu não sei. É divertido”.

Keaton usaria “Criativo” para descrever “The Flash”, um filme que parece ver Flash (Ezra Miller) em uma aventura de destruição do multiverso da DC, onde ele terá de se unir ao Batman de Keaton, Batman de Ben Affleck, a Supergirl (Sasha Calle) e Barry Allen de uma linha do tempo alternativa para parar uma ameaça desconhecida.

Ao longo da história, o filme também revisitará a Gotham City da franquia de dois filmes do Batman estrelada por Keaton e todos os easter eggs que provavelmente vêm com essa mixagem com o passado.

Essa premissa soa, no mínimo, como muito diferente do que Keaton estava fazendo com o papel nos anos 90, quando, depois de apenas dois filmes, ele decidiu sair da franquia para buscar outras coisas.

“Foi um trabalho”, disse Keaton sobre sua experiência interpretando o Batman pela primeira vez há 30 anos atrás. “E então o próximo foi um trabalho, e eu gostei. Mas então com o tempo – e então o terceiro, eu simplesmente não consegui fazer. Eu apenas pensei: ‘Bem, isso não é bom. Isto não é bom. Eu simplesmente não consigo. Vou estourar meus miolos. Simplesmente não consigo viver comigo mesmo’. E assim eu fui embora”.

De fato, Keaton foi originalmente definido para reprisar seu papel em um terceiro filme após “Batman: O Retorno”, mas ele optou por seguir em frente depois que Joel Schumacher foi contratado para substituir o diretor dos dois primeiros filmes, Tim Burton.

Keaton explicou que ele e o outro diretor não concordavam com a direção/tom que a história deveria seguir. “Lembro-me de uma das coisas que me afastei dizendo: ‘Cara, não posso fazer isso’”, Keaton contou. “[Schumacher] me questionou: ‘Eu não entendo por que tudo tem que ser tão sombrio e tudo tão triste’. E eu disse: ‘Espere um minuto, você sabe como esse cara se tornou o Batman? Você já leu… quero dizer, é bem simples’”.

A história é conhecida: Schumacher fez dois de seus próprios filmes do Batman, “Batman Forever” de 1995 e “Batman & Robin” de 1997 – ambos não são tão lembrados quanto os filmes estrelados por Keaton.

Como observa o Den Of Geek, as visões contraditórias de Schumacher e Keaton não foram o único motivo do ator desistir do papel, uma vez que ele revelou anteriormente que também não gostou de parte da publicidade obrigatória que veio com o papel.

“Em algum momento, você é um idiota se não for [às convenções]”, disse ele ao The Jess Cagle Podcast. “Este é um mundo legítimo. Você não é melhor ou pior do que isso, mas eu sou ingênuo”.

No passado, Keaton também revelou sobre o que ele esperava fazer com o personagem se ele tivesse feito um “Batman 3”, e não parece muito diferente da trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.

“[O ator Christian Bale] é tão talentoso. É tão bom… você olha para onde ele foi, que é exatamente o que eu queria fazer quando estava tendo reuniões sobre o terceiro [filme do Batman]”, revelou Keaton no WTF Podcast em 2013. “Eu disse: ‘Você quer ver como esse cara começou. Temos uma chance aqui de consertar o que quer que tenha acontecido. Isso pode ser brilhante!’”

O retorno de Keaton como Batman em “The Flash” e “Batgirl” significa que ele está de volta a longo prazo ou apenas o suficiente para fechar o capítulo que ele iniciou em 1989? Só descobriremos no futuro.

“The Flash” estreia nos cinemas em 4 de novembro, enquanto “Batgirl” chegará ao HBO Max entre 2022 e 2023.

Compartilhe