Meta rotulará conteúdo gerado por IA

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

A Meta – empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram – disse que sua abordagem atual para rotular conteúdo gerado por Inteligência Artificial (IA) é limitada e que em breve aplicará um rótulo “Feito por IA” mais agressivamente a uma gama mais ampla de vídeos, áudios e imagens compartilhadas em suas plataformas.

A corporação já aplicava o rótulo “Imaginado com IA” a imagens fotorrealistas criadas com sua ferramenta de IA. Embora a Meta diga que acredita que a melhor solução seja a transparência e permitir que conteúdos gerados por IA rotulados permaneçam em suas plataformas, a empresa ainda excluirá material que viole alguma de suas “regras”.

A partir de maio, a empresa acrescentará o rótulo ao conteúdo quando detectar indicadores de imagem de IA padrão da indústria ou quando os usuários reconhecerem que estão carregando conteúdo gerado por IA. De acordo com o Engadget, a empresa também poderá aplicar o rótulo a postagens que “verificadores de fatos” acharem ser falsas, além de provavelmente rebaixar o conteúdo que tenha sido classificado como falso por algum desses “verificadores”.

A medida foi anunciada após uma decisão do Conselho de Supervisão em relação a um vídeo que prejudicou a imagem do presidente Joe Biden e seria uma completa montagem de IA. O Conselho concordou com a decisão da Meta de não remover o vídeo do Facebook, pois não violava as “regras” da empresa em relação a mídias manipuladas. No entanto, o Conselho sugeriu que a empresa deveria “reconsiderar esta política rapidamente, dado o número de eleições em 2024”.

A Meta disse que concorda com a “recomendação do conselho de fornecer transparência e contexto adicional como a melhor maneira de lidar com mídias manipuladas e evitar o risco de restringir desnecessariamente a liberdade de expressão, então manteremos esse conteúdo em nossas plataformas para que possamos adicionar rótulos e contexto.” A empresa disse ainda que, em julho, deixará de remover conteúdo puramente com base em violações de sua política de vídeo manipulado. “Este cronograma dá às pessoas tempo para entender o processo de autodivulgação antes de pararmos de remover o pequeno subconjunto de mídias manipuladas”, escreveu Monika Bickert, vice-presidente de política de conteúdo da Meta, em um post no blog da empresa.

A Meta vinha aplicando um rótulo “Imaginado com IA” a imagens fotorrealistas criadas com a ferramenta de IA da Meta. A nova estratégia de rotulagem agressiva vai além das recomendações do Conselho de Supervisão, diz a empresa. “Se determinarmos que imagens, vídeos ou áudios digitalmente criados ou alterados criam um risco particularmente alto de enganar materialmente o público sobre um assunto importante, podemos adicionar um rótulo mais proeminente para que as pessoas tenham mais informações e contexto”, escreveu Bickert.

Embora a empresa diga que acredita que a transparência e permitir que fotos, imagens e áudios gerados por IA rotulados permaneçam em suas plataformas seja o melhor caminho a seguir, a Meta ainda excluirá material que viole suas “regras”. “Vamos remover conteúdo, independentemente de ter sido criado por IA ou por uma pessoa, se violar nossas políticas contra interferência eleitoral, bullying e assédio, violência e incitação, ou qualquer outra política em nossos Padrões da Comunidade”, afirmou Bickert.

O Conselho de Supervisão da Meta disse ao Engadget em um comunicado que ficou satisfeito que a empresa tenha considerado suas recomendações. Acrescentou que revisará a implementação delas pela empresa em um relatório de transparência no futuro.

Compartilhe