Messenger testa criptografia de ponta a ponta no aplicativo

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Meta iniciou testes do uso da criptografia de ponta a ponta padrão em seu serviço de mensagens, Messenger. O Engadget relata que a empresa disse que está testando o recurso em usuários selecionados, o que eliminará a necessidade de iniciar “Conversas Secretas”.

Por enquanto, o WhatsApp é o único aplicativo da Meta com criptografia de ponta a ponta ativado por padrão. A empresa planeja implementar o recurso para todos os seus aplicativos até o próximo ano.

A empresa também está testando o armazenamento seguro para bate-papos criptografados, que dá aos usuários acesso ao histórico de conversas caso percam o telefone ou queiram restaurá-lo em um novo dispositivo.

Para poder acessar seus backups através do armazenamento de segurança, os usuários terão que criar um PIN ou gerar códigos – essas duas opções utilizam criptografia de ponta a ponta.

Os usuários também podem optar por usar serviços de armazenamento em nuvem para restaurar conversas – aqueles com dispositivos Android, por exemplo, podem usar o Google Drive para armazenar a chave secreta necessária para acessar seus backups. O recurso ainda não está disponível para o Messenger na Web ou para bate-papos não criptografados.

Outros testes que a Meta lançará nas próximas semanas incluem trazer recursos regulares do Messenger para bate-papos criptografados de ponta a ponta. Isso testará recursos como cancelamento de mensagens e envio de respostas ao Facebook Stories em bate-papos criptografados.

Meta também planeja trazer chamadas criptografadas de ponta a ponta para as Chamadas do Messenger.

Os usuários do Ray-Ban Stories também poderão enviar mensagens criptografadas com viva-voz pelo Messenger.

A empresa também está lançando um novo recurso de segurança chamado Code Verify (verificação de código), que é uma extensão de navegador de código-aberto para Chrome, Firefox e Microsoft Edge. De acordo com o Engadget, a extensão pode verificar a autenticidade do código da web do site do Messenger e garantir que não tenha sido adulterado.

Meta também anunciou que está expandindo os testes em andamento para mensagens e chamadas com criptografia de ponta a ponta no Instagram.

Compartilhe