Martin Luther King Jr. convenceu Nichelle Nichols a não sair de “Star Trek”

A estrela da série “Star Trek”, Nichelle Nichols, foi convencida a permanecer no clássico programa de ficção científica pelo lider dos direitos civis Martin Luther King Jr.

Após o primeiro ano da Série Original, exibida entre 1966 e 1967, Nichols pediu demissão da Frota Estelar. Ela informou ao criador de “Star Trek”, Gene Roddenberry, que estava deixando a série para se focar em sua carreira nos palcos. “Eu queria ir para a Broadway”, ela contou no documentário de 2018, “From the Bridge”.

Mas esses planos mudaram depois que Nichols teve seu encontro com King em um evento da NAACP.

“Ele me disse que era meu maior fã”, ela contou no documentário. “E ele me pediu para ficar no programa – que eu era um modelo para crianças e mulheres negras em toda a América… Ele me disse que eu não podia sair: que eu fazia parte da história”.

Nichelle Nichols como Uhura em Star Trek A Série Original. Foto: Yahoo!

A atriz – que morreu em 30 de julho de 2022 aos 89 anos – compartilhou essa história com o Yahoo Entertainment durante uma aparição na San Diego Comic-Con de 2018. “Normalmente, um ator responderá [com] ‘Não me diga o que fazer'”, lembrou Nichols na época. “Mas vindo dele, de um verdadeiro Trekker [um fã de Star Trek], você sabe o que eles significam e o quão profundo isso vai em seu coração e atinge você no mesmo lugar”.

“Você se torna uma pessoa melhor do que nunca nesse programa”, continuou Nichols. “Eu amo os fãs porque eles despertam muito disso em você”.

Após a morte de Nichols, vários membros da equipe “Star Trek” compartilharam memórias dela, incluindo George Takei – um dos três membros sobreviventes da tripulação original da Enterprise ao lado de William Shatner e Walter Koenig.

“Vivíamos muito e prosperamos juntos”, escreveu Takei no Twitter ao lado de uma foto dele e Nichols sorrindo para a câmera.

Shatner também compartilhou suas condolências nas mídias sociais, escrevendo que Nichols “fez muito para redefinir as questões sociais aqui nos EUA e em todo o mundo”. Essa é uma referência ao famoso episódio de “Star Trek” de 1968, “Plato’s Children”, onde Kirk e Uhura se beijam – o primeiro beijo interracial transmitido na televisão norte-americana.

Zoe Saldana, que assumiu o papel de Uhura no reboot cinematográfico de “Star Trek”, dirigido por JJ Abrams, saudou Nichols como um ícone que “abriu um caminho que mostrou a tantos como ver as mulheres de cor sob uma luz diferente” e disse que conhecê-la foi “verdadeiramente um momento muito especial na minha vida”.