Início BUZZCLUB Ke Huy Quan ganha Oscar de Ator Coadjuvante depois de pausa de...

Ke Huy Quan ganha Oscar de Ator Coadjuvante depois de pausa de 40 anos

Ke Huy Quan ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em “Tudo em Todos os Lugares ao Mesmo Tempo” após uma pausa em sua carreira por quase 40 anos.

“Minha jornada começou em um barco”, disse Quan em seu discurso de aceitação do Oscar. “Passei um ano em um campo de refugiados e, de alguma forma, acabei aqui no maior palco de Hollywood. Dizem que histórias como essa só acontecem nos filmes. Não acredito que isso esteja acontecendo comigo. Isto, isto é o sonho americano!”

Depois de agradecer àqueles que o ajudaram ao longo do caminho, Quan fez uma mensagem especial para sua esposa:

“Devo tudo ao amor da minha vida, Echo. Quem, mês após mês, ano após ano, durante 20 anos, me disse que um dia minha hora chegaria”, disse Quan. “Sonhos são algo em que você tem que acreditar. Quase desisti dos meus. Para todos vocês, por favor, mantenham seus sonhos vivos”.

Depois de emigrar do Vietnã para os EUA em 1979, Quan teve seu estrelato mirim, sendo uma das maiores estrelas infantis dos anos 80, interpretando papéis em “Indiana Jones e o Templo da Perdição” e “Os Goonies”.

Com dificuldade de encontrar bons papéis para atores asiáticos, Quan deixou sua carreira como ator em pausa por um longo período, preferindo se dedicar ao trabalho como coreógrafo de dublês desde seus 20 anos.

Mas tudo mudou em 2018, quando Quan assistiu “Podres de Ricos” e foi inspirado a voltar a atuar com um bom papel.

Ele então fez o teste para “Tudo em Todos os Lugares ao Mesmo Tempo”.

Ao vencer, Quan superou Barry Keoghan por “Os Banshees de Inisherin”, Brendan Gleeson por “Os Banshees de Inisherin”, Brian Tyree Henry por “Passagem” e Judd Hirsch por “Os Fabelmans”.

Quan era o favorito a ganhar na categoria de ator coadjuvante, já que ele venceu os prêmios antecessores do Oscar – Globo de Ouro e o SAG Awards.