Jogo musical do Google Doodle celebra o mbira, o instrumento nacional do Zimbábue

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

O Google está apresentando ao mundo o mbira, o instrumento nacional do Zimbábue: a plataforma lançou um Doodle que apresenta o instrumento ao mundo, como parte da celebração da Semana da Cultura do Zumbábue, que começa em 21 de maio. O jogo na página inicial permite tocar o instrumento cultural africano tocado por várias gerações por mais de mil anos, enquanto conta a história de uma garota do Zimbábue que aprende a tocar o mbira e se torna uma inspiração para a próxima geração de músicos do local.

O jogo de quatro níveis vai fazer você conhecer os conceitos básicos do mbira, e ao longo do jogo você aprenderá e tocará junto com músicas tradicionais e modernas. Basicamente o jogo envolve tocar a tecla certa quando a nota chega, algo muito familiar para quem já jogou Guitar Hero.

Para garantir que o Doodle seja realmente o mais autêntico possível, a equipe do Google Doodles viajou ao Zimbábue e trabalhou diretamente com o povo Shona para capturar e compartilhar o coração de sua cultura.

Imagem do Doodle sobre o mbira, instrumento do Zimbábue. Foto/Google

A maioria de nós pode não conhecer muito bem o mbira, mas ele é parte integrante da cultura do povo do Zimbábue. Este instrumento musical às vezes é chamado de “piano de polegar” porque é tocado com os polegares e um dedo.

O mbira consiste em “uma placa de som portátil de madeira (gwariva) afixada com uma série de teclas finas de metal, que são arrancadas pelos polegares e indicador”. Pode ser adicionado ainda materiais como tampas de garrafas ou contas que vibram para criar um zumbido. As músicas tocadas no instrumento usualmente se prestam à improvisação, então “não há duas performances exatamente iguais”.

“Sem dúvida, a coisa mais agradável em trabalhar neste Doodle foi poder experimentar e aprender sobre Mbira com o povo Shona no Zimbábue. Antes deste projeto, eu não sabia muito sobre Mbira, mas a bondade, a profundidade da história e a mente aberta que as pessoas do Zimbábue mostraram ao nosso grupo mudaram a vida”, contou Colin Duffy, que produziu o jogo.


Equipe do Google Doodle foi conhecer de perto a cultura do povo Shona no Zimbábue para homenagear sua cultura. Foto/Google

“Tentamos dar às pessoas de todo o mundo uma amostra de uma tradição cultural ampla e profunda que não é muito conhecida fora de sua terra natal, e dar ao povo do Zimbábue a chance de se levantar e ser visto, de se orgulhar do que é exclusivamente deles”, explica Jonathan Shneier, sul-africano que liderou a engenharia do projeto. “Espero que tenhamos dado às pessoas o suficiente para despertar sua curiosidade e incentivá-las a sair e aprender mais; talvez até pegue um instrumento e tente!”

Para jogar o jogo do mbira do Google Doodle acesse este link.

Compartilhe