Jane Campion ganha o Oscar de Melhor Direção por “Ataque dos Cães”

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

Jane Campion saiu campeã no Oscar 2022: a cineasta levou a melhor e venceu na categoria de Melhor Direção por seu faroeste tenso “Ataque dos Cães”, se tornando a terceira diretora a ganhar o prêmio.

Anteriormente, Chloé Zhao triunfou na categoria por “Nomadland”, enquanto Katheryn Bigelow ganhou por “Guerra ao Terror”.

Campion também é a primeira mulher a ser indicada duas vezes na prestigiosa categoria do Oscar. “É uma honra para toda a vida”, disse ela em seu discurso de aceitação.

A vitória chegou quase três décadas após sua primeira indicação na categoria em 1993, quando ela foi nomeada por “O Piano”.

“Eu só queria dizer muito amor aos meus colegas indicados. Eu amo todos vocês, todos vocês são tão extraordinariamente talentosos, e poderia ter sido qualquer um de vocês”, afirmou Campion.

“Adoro dirigir porque é um mergulho profundo na história, mas a tarefa de criar um mundo pode ser esmagadora”, ela acrescentou. “Em ‘Ataque dos Cães’, trabalhei com atores que me sinto comovida em chamar de amigos. Eles enfrentaram o desafio da história com a profundidade de seus dons”.

Depois de agradecer aos atores do filme e sua família, Campion fez um agradecimento final a Thomas Savage, autor do livro no qual seu filme é baseado: “[Isso] seria impossível sem o homem que nunca conheci, Thomas Savage. Ele escreveu sobre crueldade, querendo o oposto, bondade. Obrigado, Academia. É uma honra para toda a vida”, ela finalizou.

A trama de “Ataque dos Cães” gira em torno de dois irmãos fazendeiros vivendo em Montana, EUA no ano de 1925. Suas convivências se tornam tensas e conflituosas depois que o irmão mais novo se casa com uma viúva, cujo o filho está estudando para se tornar cirurgião.

O filme de Campion encabeçou as indicações ao Oscar de 2022, com 12 acenos no total incluindo um na categoria de Melhor Filme.

No entanto, quem levou a melhor foi “CODA: No Ritmo do Coração” do Apple TV+: o longa que recebeu apenas três indicações, acabou levando o prêmio de Melhor Filme em cima de “Ataque dos Cães”.

No final, “Ataque dos Cães” saiu apenas com uma única vitória na categoria de Melhor Direção pelo trabalho de Campion, que também estava indicada na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Em uma revanche, Campion estava mais uma vez competindo como melhor diretora contra Steve Spielberg, que foi reconhecido por seu remake de “Amor, Sublime Amor” quase três décadas após sua vitória por “A Lista de Schindler” em 1994, quando ele competiu contra Campion.

Campion superou ainda outros fortes concorrentes que incluíam Kenneth Branagh por “Belfast”, Ryûsuke Hamaguchi por “Drive My Car” e Paul Thomas Anderson por “Licorice Pizza”.

A cineasta se saiu muito bem durante toda a temporada de premiações, ganhando os importantes prêmios percursores do Oscar, incluindo o Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards, BAFTA Awards e DGA Awards.

“Estou muito orgulhosa de ter vencido esta noite – pelo meu filme e pelo meu elenco”, disse Campion na sala de entrevistas à imprensa nos bastidores da premiação. “Mas também para ser outra mulher que será seguida por uma quarta, uma quinta, uma sexta, uma sétima e uma oitava. Estou muito animado pelo fato de que isso está se movendo rápido agora. Nos precisamos disto. A igualdade importa”.

“Ataque dos Cães” está disponível para transmissão na Netflix.

Compartilhe