Jamie Lee Curtis ganha o Oscar de Atriz Coadjuvante e parece chocada

Jamie Lee Curtis ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Tudo em Todos os Lugares ao Mesmo Tempo”.

Na descrença de que era realmente a vencedora, Curtis falou animadamente “cala a boca” quando seu nome foi anunciado.

“Eu sei que parece que estou aqui sozinha, mas não estou. Sou centenas de pessoas”, disse ela no início de seu discurso, se referindo e agradecendo ao elenco e à equipe do filme, bem como à sua família. “Para todas as pessoas que apoiaram os filmes de gênero que fiz durante todos esses anos, milhares e centenas de milhares de pessoas – acabamos de ganhar um Oscar juntos”.

“Minha mãe e meu pai foram indicados ao Oscar em diferentes categorias”, disse ela, se referindo à Tony Curtis e Janet Leigh. “E acabei de ganhar um Oscar”.

Curtis têm 45 anos de carreira – até agora – e essa foi a sua primeira indicação ao Oscar, que também marcou sua primeira vitória na premiação.

Curtis concorria contra fortes nomes, incluindo Angela Bassett por “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, Stephanie Hsu por “Tudo em Todos os Lugares ao Mesmo Tempo”, Kerry Condon por “Os Banshees de Inisherin”, Hong Chau por “A Baleia”.

O que tornou a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante deste ano imprevisível foi o fato de três das cinco atrizes indicadas dividiram os prêmios antecessores ao Oscar: Curtis ganhou o Screen Actors Guild Award, Bassett ganhou o Globo de Ouro e Condon ganhou o BAFTA.

Em “Tudo em Todos os Lugares ao Mesmo Tempo”, Curtis deu vida a Deirdre Beaubeirdre, uma auditora do Imposto de Renda norte-americano que mais tarde é revelada como uma antagonista e também uma pessoa com “mãos de salsicha” em uma linha do tempo alternativa.