Instagram testa gerador de foto de perfil com IA

Embora você já possa enviar uma foto de perfil gerada por IA para o Instagram, isso simplificaria o processo

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • O Instagram está testando um recurso que permite aos usuários gerar fotos de perfil usando IA a partir de prompts de texto ou aprimoramento de fotos existentes. A plataforma provavelmente utilizará a tecnologia de IA Llama da Meta.
  • A Meta trabalha em recurso semelhante para o Facebook e WhatsApp. Isso faz parte dos planos da Meta de integrar recursos de IA em suas plataformas, incluindo outras funcionalidades em desenvolvimento no Instagram.

O Instagram está testando um novo recurso que permite aos usuários gerar fotos de perfil usando inteligência artificial (IA). Em um menu dentro do aplicativo é mostrado a opção de “Criar uma foto de perfil de IA”. Embora você já possa enviar uma foto de perfil gerada por IA para o Instagram, isso simplificaria o processo.

Outros plataformas da Meta – Facebook e WhatsApp – foram vistos trabalhando em um recurso semelhante recentemente. O engenheiro reverso Alessandro Paluzzi foi o primeiro a observar o novo recurso e compartilhou uma captura de tela no X (antigo Twitter). Veja:

Embora os detalhes sobre como exatamente esse recurso funcionará ainda sejam limitados, ao que tudo indica o Instagram utilizará a própria plataforma de IA da Meta, Llama, como motor dessa funcionalidade.

Na prática, isso significaria que os usuários poderiam ter a opção de gerar uma foto de perfil inteiramente a partir de prompts de texto ou aprimorar fotos de perfil existentes com estilos (ou filtros) gerados a partir de IA. No entanto, como a Meta ainda não confirmou ou negou oficialmente o lançamento desse recurso, o cronograma para sua disponibilização permanece desconhecido.

Este recurso faz parte dos planos da Meta de integrar ferramentas de IA em suas plataformas. O próprio Instagram já oferece outros recursos baseados em IA, como o chatbot Meta AI e uma ferramenta de reescrita de IA para mensagens diretas, que permite aos usuários modificar o tom e a frase das mensagens antes de enviá-las.

Além disso, é reportado que o Instagram está desenvolvendo um reconhecimento facial de IA, que seria usado para detectar e bloquear anúncios fraudulentos que usam indevidamente imagens de figuras públicas. Outra funcionalidade em andamento seria um processo de verificação de selfie em vídeo, que facilitaria a recuperação de contas hackeadas de forma mais rápida.

Compartilhe