Após atacar com seu criticado remake de “Rebecca”, a próxima excentricidade de terror do diretor Ben Wheatley é “In the Earth”, um filme de terror pandêmico feito inteiramente durante a pandemia real em andamento. Agora, faltando pouco para a estreia do filme, a NEON divulgou o primeiro trailer apenas para dar um pequeno vislumbre do quão perturbador será.
Se você viu algum filme de terror de Wheatley anteriormente, você já tem alguma ideia do que esperar de “In the Earth”, que chega em abril e se passa em meio a uma pandemia (parece familiar) e mostra duas pessoas se aventurando na floresta para fazer pesquisas científicas. Claro, qualquer um que já viu um filme de terror pode dizer que nada de bom acontece na floresta. Assista ao trailer de “In the Earth” abaixo.
A produção – escrita e dirigida por Wheatley – foi inteiramente feita durante a pandemia real em curso; a história basicamente segue um cientista e uma escoteira de um parque indo para a floresta em “uma corrida de equipamento de rotina” e tudo dá errado ao longo do caminho, é claro. De acordo com a sinopse oficial, o filme acontece “enquanto o mundo busca a cura para um vírus desastroso, um cientista e uma escoteira se aventura nas profundezas da floresta para uma corrida de rotina de equipamentos. Durante a noite, sua jornada se torna uma viagem aterrorizante através do coração das trevas, a floresta ganhando vida ao seu redor”.
Quanto ao trailer, é bastante eficaz, mas também é montado de uma forma que faz “In the Earth” parecer apenas mais um filme de terror de baixo orçamento. Isso faz sentido já que a ideia parece ser essa mesma. Se parece assustador? Nem tanto, mas o nível de susto varia de pessoa para pessoa, é claro.
O trailer abre com uma imagem pacífica de uma floresta antes de sermos apresentados ao enredo do filme. O mundo enfrenta uma pandemia – o que pode ser verificado ao ver pessoas usando máscaras logo de cara. Neste contexto, o cientista Martin Lowery (Joel Fry) é enviado para a floresta com a escuteira do parque Alma (Ellora Torchia), para procurar algumas pessoas desaparecidas por lá. Não demora muito para que eles comecem a ser assombrados por um espírito da floresta, que vai drenando sua sanidade aos poucos, à medida que sua presença é revelada.
Para acompanhar o lançamento do trailer de “In The Earth”, a NEON também divulgou uma série de posteres individuais de personagens do filme em que cada um deles aparece com os olhos apagados. Veja abaixo:
“Eu queria fazer um filme que fosse contextualizado no momento”, disse Wheatley sobre “In The Earth” em um comunicado à imprensa. “Os filmes que eu via que haviam sido feitos, mas lançados durante a pandemia, pareciam muito antiquados. Ninguém está falando sobre o que acabou de acontecer”. Wheatley acrescenta que a pandemia “vai marcar uma geração” e que não fazer o filme desse jeito “parecia como fazer um filme em 1946 e não fazer referência ao fato de que todos haviam acabado de passar pela segunda guerra mundial”.
“Nesse retrospecto, eu queria fazer algo que fosse imediato”, ele completa. “Para falar sobre este momento. Eu queria fazer algo sobre a experiência que estava tendo agora. E eu acho que é isso que o cinema de terror deveria ser. Pega o momento em que estamos vivendo e o coloca em um gênero”.
Seja como for, parece interessante somente pela premissa. Saberemos mais quando o filme estrear internacionalmente em 23 de abril deste ano.