“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” estreou nos cinemas neste fim de semana e foi recebido com avaliações geralmente positivas. A maioria das avaliações fizeram acenos para suas sequências de ação e humor, bem como para o enredo bem executado do filme da Sony Pictures.
O filme atualmente está em 95% de aprovação no agregador de avaliações Rotten Tomatoes com base em 221 críticas e já recebeu o selo “Fresh”.
Essa pontuação torna “Sem Volta para Casa” o filme do Homem-Aranha com maior nota e a segunda maior avaliação de um filme do Universo Cinematográfico da Marvel no RT, atrás apenas de “Pantera Negra” de 2018 com seus 96% de aprovação.
Esse resultado parece sinalizar que a Sony Pictures e a Marvel finalmente acertaram o suficiente para criar uma trilogia do Homem-Aranha, onde todos os três filme foram bem recebidos pelo público e pela crítica.

As avaliações de “Sem Volta para Casa” geralmente notam que, além de ser um grande filme de super-heróis, o melhor parte do filme é como ele conseguiu contar uma história pessoal e emocional ao tecer personagens em um multiverso.
Uma historia de multiverso tem infinitas possibilidades, porém também pode ser complexa e caótica. Por isso as críticas elogiam o diretor Jon Watts por ser capaz de navegar no caos e produzir um produto satisfatório.
No entanto, nem todas as avaliações de “Sem Volta para Casa” foram positivas. Das 221 resenhas registradas pelo Rotten Tomatoes, 12 foram categorizadas como podres até esse momento.
Uma das reclamações recorrentes é a quantidade fan service incluídos no filme e pelo filme parecer superficial.
Algumas das críticas negativas também afirmaram que o filme era difícil de seguir; este último, era de se esperar com um elenco tão massivo de personagens diferentes ao mesmo tempo em que tentava apresentar com mais profundidade o conceito de multiverso no Universo Cinematográfico da Marvel para o público pela primeira vez na tela grande.

A avaliação do AvClub, que deu uma nota B ao filme, diz que “é suficiente dizer que o ‘Sem Volta para Casa’ atinge seu ponto alto com a mesma habilidade de ‘Ultimato’ […] A Marvel e a Sony criaram algo como um Homem-Aranha para todos os fins sequência, astutamente projetada para atingir uma ampla gama de centros de nostalgia”.
“‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ é, em última análise, uma alegria de assistir, com ação espetacular, muito coração e uma história de herói fundamentada que abre caminho para coisas emocionantes [da Marvel] que estão por vir”, diz a avaliação de três estrelas e meia do ScreenRant.
O The Wrap completa dizendo que “o feito mais super-heróico em exibição pode ser a capacidade do filme de manter as emoções e os relacionamentos do tamanho humano à frente e no centro, mesmo quando a própria estrutura do tempo e do espaço se enreda em nós”.
A crítica do Wall Street Journal deu uma crítica mediana, explicando: “Dadas as possibilidades infinitas para o caos, é notável que esta sequência de ‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar’ e ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’ faça algum sentido. Ainda sim, mais emocionalmente do que narrativamente”.
“A montagem de vilões que saltam entre as dimensões, doses pesadas de nostalgia e grandeza CGI feia não são nenhuma novidade no MCU”, observa o NOW Toronto em uma avaliação bastante negativa. “Mas são anos-luz separados do que torna os melhores filmes do Homem-Aranha tão afetuosamente divertidos”.

Com enredo de multiverso e várias historias entrelaçadas, “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” pode fechar a trilogia de filmes estrelada por Tom Holland, com o próprio ator dizendo isso publicamente.
O filme traz Holland de volta para reprisar seu papel de Peter Parker, que agora terá de lidar com as consequências da sua verdadeira identidade ter sido revelada em “Longe de Casa”.
Além disso, as portas do multiverso estão abertas: o Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch está surgindo em “Sem Volta para Casa” e parece que ele terá uma parte significativa na história do filme.
Cada filme do Homem-Aranha, viu o Peter Parker de Holland trabalhando ao lado de algum conhecido personagem da Marvel, sempre funcionando como um papel de mentoria, enquanto ele cresce como super-herói. Como revelado no ano passado, Doutor Estranho aparentemente estará no papel de mentor do Peter Park; um “cargo” que antes fora ocupado pelo Tony Stark de Robert Pattinson e o Nick Fury de Samuel L. Jackson (este último, não exatamente ele, porém seria spoiler revelar).
“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” está em exibição nos cinemas.