“Homem-Aranha” e “Batman” são os filmes mais pirateados de 2022

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” e “Batman” foram os filmes mais pirateados de 2022 em uma lista dominada por filmes de quadrinhos, revelam dados da Muso.

A empresa de análise mediu a atividade por todo o ano de 2022 em uma ampla gama de sites de pirataria, incluindo plataformas não-oficiais de streaming, torrent, download e stream-ripping.

No ranking dos mais pirateados de 2022, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” ficou em terceiro, “Adão Negro” e “Thor: Amor & Trovão” ficaram empatados na quarta colocação e “Eternos”, “Top Gun: Maverick” e “Uncharted: Fora do Mapa” empataram no quinta lugar – veja a lista:

TÍTULODEMANDA POR PIRATARIA
HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA21%
BATMAN13%
DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA10%
ADÃO NEGRO9%
THOR: AMOR & TROVÃO9%
ETERNOS8%
TOP GUN: MAVERICK8%
UNCHARTED: FORA DO MAPA8%
JURASSIC WORLD: DOMÍNIO7%
ENCANTO6%
Top 10 dos filmes mais pirateados de 2022. Fonte: Muso (Variety)

Os dados revelam que os filmes de super-heróis foram os mais pirateados, com os lançamento da Marvel e da DC respondendo por 70% das demandas de pirataria dentre os 10 títulos mais pirateados do ano.

A Variety relata que os picos de pirataria de um filme geralmente coincidem com o lançamento do mesmo em plataformas digitais, pois cópias em alta qualidades são disponibilizadas em sites de torrent por toda a internet, especialmente na China, onde muitos desses filmes não são lançados.

Em oposição, a pirataria em baixa qualidade “muitas vezes fornecem uma experiência de visualização insatisfatória e podem levar os consumidores frustrados aos cinemas para ter uma experiência melhor”, explica a Muso.

Isso explica “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” ter seus maiores dias de procura no mundo da pirataria quase 90 dias após seu lançamento nos cinemas em dezembro de 2021 e três dias antes de seu lançamento em VOD (quando uma versão em alta qualidade vazou na internet).

O encurtamento das janelas de lançamento nos cinemas faz com que as opções em plataformas digitais cheguem mais rápido do que nunca.

Títulos como “Adão Negro”, “Batman” e “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” chegaram aos serviços de streaming apenas 30 a 50 dias após suas estreias nos cinemas.

Embora tenha sido lançado no final de outubro, “Adão Negro” sozinho reivindicou uma participação de 9% do total.

Compartilhe