Muito antes de “O Gambito da Rainha” chegar e se tornar uma sensação da Netflix, a história teve uma certa jornada para acontecer, incluindo que o falecido ator Heath Ledger estava decidido em fazer sua estreia na direção com uma versão cinematográfica dessa mesma história, que teria um roteiro escrito por Allan Shiach, que co-criou a série.
Em uma entrevista ao The Independent, datada de março de 2008, Allan Shiach lamentou que Heath Ledger não pudesse dirigir a história para um filme, como estavam planejando, revelando alguns aspectos dessa versão de “O Gambito da Rainha” – incluindo que eles queriam que Ellen Page estrelasse o projeto no papel da vencedora de xadrez viciada em drogas.

“Dos três [diretores interessados], eu queria trabalhar principalmente com Heath”, disse Shiach na época. “Ele era apaixonado por este projeto; ele era um jovem intenso e interessado e eu fui atraído por ele imediatamente. Nós conversamos e falamos sobre o projeto durante o por telefone e, por fim, acabamos conversando sobre isso no final do ano passado [2007]”.
“Passamos muito tempo nos últimos três meses trabalhando em sua visão. Eu fiz rascunho após rascunho e ele deu sua contribuição e nos encontramos várias vezes”, Shiach conta. “Chegamos ao estágio em que enviamos o roteiro para Ellen [Page]. Heath estava cheio de ideias para o resto do elenco, principalmente da sua lista de amigos atores. Estávamos planejando fazer um filme para o final de 2008”.
“O Gambito da Rainha” segue a história de uma menina órfã e prodígio do xadrez, Beth Harmon, enquanto, ao longo de sua busca para se tornar a maior jogadora de xadrez do mundo, lida e luta com traumas psicológicos, problemas emocionais e dependência de drogas e álcool.
Esse último aspecto tinha uma ligação pessoal com Heath Ledge, sobre isso Shiach disse: “Todo mundo sabe que Heath era um usuário de medicamentos controlados; e que ele teve problemas com vícios quando era jovem”, ele explica. “Em um nível pessoal, estou extremamente triste. Sempre é triste perder alguém como um amigo. Mas, o que é pior, a indústria do cinema perdeu um verdadeiro talento. Acho que ele teria sido um diretor extraordinário”.
Heath Ledger morreu em 28 de janeiro de 2008, justamente por causa de uma overdose de medicamentos. Depois de um tempo, Shiach continuou a procurar um outro diretor para “O Gambito da Rainha”, até que Scott Frank, o roteirista de “Minority Report”, entraria no projeto e o ajudaria a transforma-lo em uma série para a Netflix, com Anya Taylor-Joy atuando no papel principal.
Todos os episódios de “O Gambito da Rainha” estão disponíveis na Netflix.