HBO Max remove temporariamente “…E o Vento Levou” por causa de conteúdo racista

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

A HBO Max retirou temporariamente “…E o vento Levou” do seu catálogo por conter conteúdo racista, basicamente romantizando a escravidão e retratando negros com esteriótipos. O filme de 1939 será adicionado novamente à plataforma, porém com uma “explicação” apropriada acrescentando um contexto adicional, apesar de não modificar o filme em si.

“‘…E o Vento Levou’ é um produto de seu tempo e descreve alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”, afirma um comunicado da WarnerMedia. “Essas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter esse título sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável”.

Hattie McDaniel e Vivien Leigh no filme “…E o Vento Levou”. Foto/NPR

“Essas representações certamente são contrárias aos valores da WarnerMedia”, acrescenta. “Portanto, quando filme retornar ao HBO Max, ele retornará com uma discussão sobre seu contexto histórico e uma denúncia dessas mesmas representações, mas será apresentada como foi originalmente criado, porque fazer o contrário seria o mesmo que alegar que esses preconceitos nunca existiram”.

A decisão acontece depois de John Ridley, diretor de “12 Anos de Escravidão”, que venceu o Oscar, pedir a remoção do filme da plataforma apontando o conteúdo racista em um artigo de opinião do Los Angeles Times.

No artigo o cineasta aponta que “quando o filme não está ignorando os horrores da escravidão, ele faz uma pausa apenas para perpetuar alguns dos esteriótipos mais dolorosos das pessoas negras”.

Compartilhe