A Google está testando um novo recurso para tablets Android que permitirá que os usuários redimensionem e reorganizem livremente os aplicativos na tela, facilitando a execução de múltiplas tarefas. O recurso “janelas de desktop” está disponível em prévia para desenvolvedores e permite abrir e usar várias instâncias de aplicativos ao mesmo tempo, se eles forem compatíveis.
Atualmente, os aplicativos em tablets Android abrem em modo de tela cheia por padrão. No entanto, com o novo recurso, cada aplicativo aparecerá em uma janela individual, com controles que permitem reposicioná-la, maximizá-la ou fechá-la. Além disso, uma barra de tarefas será exibida na parte inferior da tela, mostrando os aplicativos em execução.

A Samsung já oferece uma experiência semelhante em seus dispositivos Galaxy com o recurso DeX há alguns anos. Essa funcionalidade se assemelha bastante ao Stage Manager do iPad, que também permite o redimensionamento e movimentação de janelas.
Para ativar o modo de “janelas do desktop” (se ele estiver disponível para você), o usuário poderá pressionar e segurar a alça na parte superior da janela de um aplicativo. Alternativamente, se houver um teclado conectado, a combinação de teclas Meta (Windows, Command ou Search) + Ctrl + Seta para Baixo também ativará o modo.
Atualmente, o recurso “janelas de desktop” está disponível apenas como uma prévia para desenvolvedores, na versão mais recente do Android 15 QPR1 Beta 2 para tablets Pixel. Ainda não se sabe quando essa funcionalidade será lançada para o público em geral ou se chegará aos próximos dispositivos da linha Pixel, como o Google Pixel 9 Pro Fold.
É importante notar que, embora o recurso permita o redimensionamento de aplicativos, aqueles bloqueados em orientação retrato ainda podem apresentar problemas de compatibilidade ou limitações. No entanto, a Google afirma que planeja resolver esse problema em uma atualização futura, dimensionando a interface desses aplicativos de maneira a manter a proporção de aspecto.