Google Pixel Watch adiciona detecção de queda

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Google adicionou um recurso de detecção de queda ao Pixel Watch, que permitirá detectar se uma pessoa está caindo e precisa de ajuda.

O recurso usa sensores de movimento e algoritmos próprios para determinar se o usuário do smartwatch (relógio inteligente, em tradução livre) está em queda e precisa de ajuda.

Se o Pixel Watch detectar uma possível queda e falta de movimento por cerca de 30 segundos, ele vibrará, emitirá um alarme e exibirá uma mensagem na tela para verificar como foi a queda.

  • Opção 1 – Estou Bem: Se não for uma queda feia, o usuário deverá tocar no botão “Estou bem” para descartar o alerta.
  • Opção 2 – Preciso de ajuda: Se for uma queda feia, o usuário deverá clicar em “Eu caí e preciso de ajuda” e o Pixel Watch ligará para a emergência.

Se nenhuma opção for selecionada, o som continuará por cerca de um minuto e ficará mais alto nos segundos finais.

Se ainda assim o usuário não tiver respondido ao alerta, o Pixel entrará em contato com os serviços de emergência automaticamente, exibindo uma mensagem automática solicitando ajuda em sua localização.

O usuário também terá a opção de falar com o atendente.

Este recurso do Pixel Watch ainda não tem lançamento previsto no Brasil.

Em localizações onde o recurso está disponível, para ativá-lo basta acessar a página “Atualizações” no app Watch Companion em seu dispositivo emparelhado ou no app de segurança pessoal do Pixel Watch.

A Google decidiu adotar essas medidas de verificação de queda antes de acionar a emergência, para evitar chamadas desnecessárias que sobrecarregam os serviços de emergência.

“Preocupado que fazer burpees ou bater nas pistas de esqui acione uma chamada de emergência acidental? Seu Pixel Watch sabe a diferença entre sofrer uma queda forte e realizar uma atividade física vigorosa ou até mesmo se recuperar rapidamente de um pequeno tropeço — graças aos nossos algoritmos de aprendizado de máquina e testes rigorosos”, explica a Google em seu blog. “Os sensores de movimento e algoritmos podem monitorar um impacto súbito e as respostas do seu corpo e reações instintivas à queda. Treinamos esse processo usando uma ampla variedade de dados de queda humana e simulada e outros padrões de movimento para detectar com precisão quedas reais e minimizar possíveis alarmes falsos”.

Compartilhe