A Google está implementando uma nova iniciativa para melhor identificar o conteúdo criado com o uso de inteligência artificial (IA) em seu Magic Editor. A partir de agora, as imagens editadas usando o recurso Reimagine do Magic Editor terão uma marca d’água digital imperceptível, criada pela tecnologia SynthID.

O SynthID, lançado pela Google DeepMind em 2023, é uma tecnologia projetada para adicionar marcas d’água digitais invisíveis a qualquer conteúdo gerado por IA. Anteriormente, a Google usou essa tecnologia em outros programas com recursos de IA, como Lyria, Imagen e Gemini.
Agora, essa mesma abordagem será aplicada ao Magic Editor, uma ferramenta movida à IA que permite aos usuários editar suas fotos “magicamente”, podendo mover, recriar ou apagar partes de uma imagem, além de aplicar efeitos especiais a diferentes aspectos da imagem.

Os usuários que clicarem em Reimagine no Magic Editor podem reimaginar suas imagens inserindo um prompt (uma descrição simples) para alterar partes da imagem e então explorar as opções de edição antes de escolher o resultado que mais lhe agrada. O recurso Reimagine do Magic Editor está disponível para qualquer pessoa que possua um smartphone Pixel 9 ou superior.
A marca d’água do SynthID é uma resposta às preocupações de que conteúdos alterados por IA poderiam se tornar difíceis de identificar. Ao adicionar essa marca d’água digital imperceptível, o Google busca fornecer mais transparência às imagens editadas com a ajuda de seu recurso Reimagine. Essa marca d’água estará disponível para qualquer pessoa visualizar, bastando clicar em “Sobre esta imagem”.