Google irá desfocar imagens com conteúdos explícitos

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Google anunciou que implementará novas medidas em nome da segurança na internet, incluindo desfocar imagens consideradas explícitas nos resultados de pesquisas em seu mecanismo de busca.

A nova configuração, que deve chegar nos próximos meses, será habilitada por padrão, mesmo que o usuário não tenha o SafeSearch ativado e poderá ser desativada a qualquer momento.

Esta configuração teria como objetivo evitar a exibição inadvertida de imagens de cunho sexual ou violento enquanto uma pesquisa é realizada no mecanismo de busca.

Quando o recurso de desfoque for iniciado, ele aparecerá como um novo item no menu do SafeSearch, juntamente com a opção de desativar totalmente e uma opção de filtro para ocultar texto e links.

Captura de tela mostra a configuração de desfoque de imagem na busca do Google. Foto: Google

Desativar totalmente o SafeSearch fornece os resultados considerados mais relevantes pelo Google sem ocultar nenhum conteúdo.

A configuração de desfoque irá mascarar apenas imagens explícitas. Por outro lado, a configuração de ‘filtro’ desaparecerá com imagens, textos e links que o Google considerar explícito.

O SafeSearch já é o padrão para usuários conectados com menos de 18 anos, pois ajuda a filtrar conteúdo explícito ao usar o Google para pesquisar imagens, vídeos e sites.

Como parte do Dia da Internet Segura, a Google também anunciou um novo recurso de segurança: será adicionado uma nova camada de proteção ao gerenciador de senhas do Chrome e do Android.

Captura de tela mostra o novo recurso de proteger senhas no Chrome. Foto: Google

De acordo com a empresa, se um usuário tiver um computador compatível, ele terá a opção de exigir autenticação biométrica antes de preencher uma senha salva em um formulário.

A Google observou que as pessoas também podem usar o recurso para “revelar, copiar ou editar senhas com segurança” que salvaram no gerenciador de senhas sem precisar digitar a senha principal primeiro.

A empresa diz que também está reforçando as proteções de privacidade no aplicativo do Google para iOS, com o recurso de “proteger” o aplicativo usando o Face ID chegando nos próximos meses.

Compartilhe