Google disponibiliza criptografia do lado do cliente no Gmail

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

A Google começou a disponibilizar a criptografia do lado do cliente (CSE, no acrônimo em inglês) para o Gmail, anunciou a empresa. O recurso, por enquanto, está disponível apenas em determinados planos do Workspace.

Todas as organizações em um plano Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus ou Education Standard podem habilitar o recurso de proteção de privacidade.

A opção, no entanto, ainda não está disponível em planos pessoais do Workspace ou contas gratuitas do Google.

A adição da CSE para Gmail vem depois da Google ativar o recurso no Drive, Docs, Slides, Sheets, Meet e Calendário.

Com isso, todos os aplicativos essenciais do Workspace agora possuem CSE.

Uso do recurso CSE no Gmail. Foto: Google

Embora o Workspace “criptografe dados em repouso e em trânsito usando bibliotecas criptográficas seguras por design”, o CSE oferece às organizações controle total sobre suas chaves de criptografia.

“A partir de hoje, os usuários podem enviar e receber e-mails ou criar eventos de reunião com colegas internos e externos, sabendo que seus dados confidenciais (incluindo imagens e anexos embutidos) foram criptografados antes de chegarem aos servidores do Google”, disse a empresa em seu blog.

Os administradores precisarão ativar o recurso CSE, que está desativado por padrão. Uma vez ativado, você pode adicionar CSE a qualquer mensagem no Gmail clicando no ícone de cadeado no lado direito do campo “Para” e ativando a opção “Criptografia adicional”. O painel de composição ficará azul e poderá exibir “Nova mensagem criptografada”.

Enquanto isso, no Calendário, você pode clicar no ícone de escudo ao lado do título de um evento para adicionar “criptografia adicional” à descrição, aos anexos e à chamada do Google Meet.

Compartilhe