Google Assistente avança em um novo design compacto e lança notificações recorrentes

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Google Assistente está recebendo um visual mais compacto, que começou a ser lançado para os usuários beta do aplicativo da Inteligência Artificial da Google. Além disso, a assistente começa a lembrar de ações recorrentes enviando notificações.

Quando você interage com a Assistente, ela se apresenta dizendo: “Olá, como posso ajudar?”, ela não ocupará mais toda a tela, nem mesmo para apresentar todos os resultados que você solicitou, seja uma pergunta ou um pedido de uma música. Mesmo assim você ainda poderá abrir todo o painel como anteriormente.

O novo design torna a experiência de interagir com a Assistente, e tordas as suas funcionalidades, mais compacta e agradável. Todos os atalhos e ícones da versão anterior continuam na nova versão, na verdade foram acrescentados sugestões mais inteligentes com base na recorrência de uso.

Novo design compacto do Google Assistente. Foto/9to5google

A tela da Assistente será adaptada especificamente de acordo com a solicitação feita. Por exemplo, ao pedir uma música ela ocupará apenas um pequeno pedaço da tela, enquanto o resultado da previsão de tempo ocupará um espaço maior de tela.

A Assistente também revisa a entrada do teclado com consultas sugeridas, em vez de apenas listar comandos anteriores acima do campo de texto. O ícone do Assistente aparece à esquerda, enquanto o local de texto foi ajustado.

Design de pesquisa da Google Assistente. Foto/9to5Google

Os balões de fala desaparecem e cada mensagem é mostrada de acordo com o ícone, um novo design que facilita a diminuição da altura do pop-up da Assistente. Além disso, será exibido o aplicativo anterior, para que seja fácil retornar a ele depois que você terminar sua solicitação.

“Essa preservação muito aprimorada do contexto e sutileza revela como o Google deseja que você interaja com a Assistante”, observa reportagem do 9to5 Google. “No passado, a voz era uma experiência que ocupava toda a tela e muitas vezes levava você a um feed ralável. A nova Assistente no Pixel 4 agora é mais parecido com o futuro proclamado da computação ambiental do Google, onde a interação com a ajuda deve ocorrer sem a intenção de atrapalhar sua vida”.

Esse design foi percebido por alguns usuários, algo comum nos testes do Google, não é suficiente instalar a versão beta mais recente para receber o novo assistente. Mas, aparentemente, a nova atualização da sua Assistente estará disponível em breve.

Compartilhe