A versão preto e branco de “Godzilla Minus One” chegará aos cinemas brasileiros em novembro, quase um ano após sua estreia internacional. O lançamento em novembro é parte das comemorações dos 70 anos do primeiro aparecimento do monstro nas telonas.
Segundo o diretor Takashi Yamazaki, essa versão monocromática não é apenas uma simples transposição, mas sim um processo cuidadoso e complexo realizado pelo colorista. “As imagens em preto e branco fazem Godzilla parecer muito realista e documental, o que causa ainda mais medo”, afirma Yamazaki.
“Mesmo já tendo visto Godzilla muitas vezes, sentimos que apareceu algo completamente diferente nesta versão. Então isso não é só para quem gostou de ‘Godzilla Minus One’, é também para aqueles que estão assistindo pela primeira vez. Eles definitivamente deveriam ver essa versão em preto e branco, especialmente a cena inicial em que Godzilla aparece no meio da noite – é tão assustador que fez meus joelhos tremerem!”
Diretor Takashi Yamazaki sobre “Godzilla Minus One/Minus Color”.
Sobre o processo para transformar “Godzilla Minus One” em sua versão preto e branco, o diretor explicou: “Em vez de apenas torná-lo monocromático, é um corte por corte. Pedi que eles fizessem ajustes enquanto faziam uso total de vários mattes, como se estivessem criando um novo filme”.
“Godzilla Minus One/Minus Color” chega na Netflix em agosto?
Enquanto no Brasil “Godzilla Minus One/Minus Color” não tem previsão de estreia na Netflix, internacionalmente o filme estará disponível na plataforma de streaming a partir de agosto.
Considerando que a previsão de estreia nos cinemas nacionais está agendada para novembro, provavelmente a estreia no streaming deve ocorrer algum tempo depois disso.
A versão original de “Godzilla Minus One” foi disponibilizada na Netflix em junho deste ano.
Sobre “Godzilla Minus One”

Ambientado logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1947, “Godzilla Minus One” segue o piloto kamikaze Kōichi Shikishima, que abandona sua missão e se vê diante da primeira aparição de Godzilla no Japão. A jornada de Shikishima envolve temas como culpa, perda e a capacidade humana de resistir à adversidade, tudo em meio a uma épica batalha contra o lendário kaiju.
O título “Godzilla Minus One” carrega múltiplos significados, como o retrocesso diante do surgimento do monstro em um Japão em reconstrução, além do sentimento de “perda” que assombra os protagonistas. Segundo o diretor Yamazaki, o título também pode ser interpretado como um “menos um” que representa uma aceleração e um retrocesso diante de tempos difíceis.
O blockbuster japonês lançado em 2023 conquistou o público e a crítica, se tornando a primeira produção de “Godzilla” a ganhar um Oscar.