Frank Sinatra “canta” Britney Spears em cover feito por Inteligência Artificial

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

Inteligência Artificial fazendo música parece coisa de ficção científica, mas aparentemente ela pode fazer algo parecido com isso, embora o resultado esteja longe do perfeito. A OpenAI lançou neste ano o JukeBox, um algoritmo de Inteligência Artificial que consegue gerar mashups e músicas no estilo de mais de próprio de bandas e músicos, inclusive usar a voz deles para cantar uma letra específica.

A pedido da revista Futurism, o DadaBots fez Frank Sinatra cantar “Toxic”, de Britney Spears. A música traz a voz de Sinatra em seu estilo clássico cantando o hit da cantora, o resultado é realmente estranho – ouça abaixo:

Obviamente a música só funciona (de certa forma) por que ela é baseada em um banco de dados de músicas reais do cantor, gerando a canção de acordo com a letra da música em questão. Coisas desse tipo já foram tentadas anteriormente, mas o diferencial nessa, é que dessa vez soa como o musico.

Além disso, a OpenAI divulgou uma lista de faixas de amostra geradas com o algoritmo que transforma música em novos gêneros ou até reinterpreta a música de um artista no estilo de outro.

O uso da voz, canções e composições de artistas abre o debate sobre direitos autorais. Esses músicos realmente deram autorização para o uso de suas propriedades artísticas? Isso é moralmente aceitável? Isso não é muito diferente de usar CGI para fazer atores falecidos aparecerem em filmes e séries. De fato, é uma caixa de pandora.

Mas apesar do resultado, parece que por enquanto os músicos não precisam se preocupar com a IA tomando seu espaço.

Compartilhe