Facebook está testando anúncios de adesivos em Stories

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

O Facebook está tentando arrumar mais uma forma de inserir anúncios em sua plataforma, agora a nova ideia é colocar anúncios como adesivos em stories. A empresa anunciou o início de testes limitados que permitirão que alguns criadores de conteúdo da rede social coloquem anúncios que parecem adesivos em seus stories e, claro, recebam alguma parte da receita resultante.

Por enquanto, o Facebook diz que o teste é “muito pequeno” e que espera expandi-lo para mais de seus usuários “em breve” e depois aplicar a tecnologia a todos os vídeos curtos no Facebook.

Yoav Arnstein, diretor de gerenciamento de produto da empresa, disse ao The Verge que o teste inicial ainda está em fase conceitual e que a ideia mais ampla do recurso é dar aos anunciantes um lugar natural para encaixar seu conteúdo, então, por exemplo, se alguém postar um vídeo do Cristo Redentor, um adesivo pode anunciar uma empresa por perto. Segundo ele, a relevância contextual provavelmente será a chave.

Os adesivos de história são apenas uma das várias atualizações da empresa em sua plataforma de criadores hoje. Também está disponibilizando seus anúncios in-stream usuais para vídeos mais curtos. Anteriormente, apenas vídeos de três minutos ou mais podiam gerar receita com esses anúncios, mas agora os vídeos de um minuto podem receber anúncios, que serão colocados 30 segundos no conteúdo. Vídeos com mais de três minutos podem colocar anúncios em até 45 segundos na programação.

Para se qualificar para esses anúncios in-stream, as páginas que os publicam devem ter um total de 600 mil minutos visualizados de qualquer combinação de uploads de vídeo nos últimos 60 dias, bem como possuir cinco ou mais vídeos disponíveis. Enquanto isso, os criadores de vídeo ao vivo agora devem ter 60 mil minutos ao vivo assistidos nos últimos 60 dias para monetizar por meio de anúncios in-stream, além de atender aos requisitos do programa de vídeo sob demanda.

O Facebook também está gastando US$ 7 milhões para promover seu recurso Stars, que permite que os espectadores de conteúdo ao vivo dêem gorjeta a estrelas virtuais, que pagam um centavo a cada criador. A empresa disponibilizará Estrelas gratuitas durante certas transmissões ao vivo, e os telespectadores podem enviá-las aos apresentadores dos vídeos. A equipe também apresentará presentes virtuais que os espectadores podem enviar.

“Queremos permitir que mais pessoas realmente experimentem esse prazer de apoiar um criador de conteúdo, e achamos que esse é um comportamento relativamente novo que queremos tornar mais onipresente em todo o aplicativo, e achamos que essa é uma ótima maneira para fazer isso”, diz Arnstein sobre por que o Facebook está investindo no recurso de Estrelas. “Acreditamos que isso também pode ajudar a incentivar os criadores a experimentarem mais com o tipo de conteúdo e o tipo de envolvimento diretamente com os fãs que realmente permitirá e incentivará esse tipo de apoio direto dos fãs”.

Além disso, o Facebook está levando para mais 24 países o recurso de eventos pagos ao vivo; assim como as suas assinaturas de fãs estão chegando para mais 10 países. Aparentemente a empresa só começará a coletar sua parte da receita desses recursos a partir de agosto deste ano.

Todos esses vários anúncios contribuem claramente para a ideia de que o Facebook deseja fortemente monetizar cada pequeno espaço que conseguir e o máximo possível. Além disso, os adesivos de propagandas em stories podem ter maiores proporções, especialmente no Instagram.

Compartilhe