Facebook está matando seu visual antigo em setembro

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Vocês ainda usam o Facebook? Então espero que gostem do novo visual, por que a partir de setembro ele será o único da rede social. O Engadget informa que a Facebook está matando o seu visual antigo – aquele com a barra de navegação azul na parte superior.

O novo design foi anunciado pela Facebook no ano passado e foi implementado para todos os usuários. No caso da versão para desktop, existia a opção de os usuários continuarem usando o design antigo – que em setembro desaparecerá para sempre.

Nova interface para desktop do Facebookkk. Foto/Engadget

“O site ficou muito lento e desordenado do ponto de vista da experiência do usuário”, admite Tom Occhino, diretor de engenharia da Facebook, em uma entrevista anterior ao Engadget, no qual ele e outros designs da empresa explicam a mudança no visual.

A nova interface é uma grande mudança em relação ao que o Facebook usou durante a maior parte de sua existência, inclui um gigantesco espaço em branco e também o modo escuro. Esta foi uma mudança na abordagem instaurada pela empresa em 2012 para priorizar seus serviços em plataformas mobile, já que cinco anos depois eles perceberam que embora a maior parte do seu tráfico viesse das versões mobile a versão quase abandonada para desktop ainda era importante.

Investigando seus usuários, a plataforma descobriu que eles podem até usar o telefone para a maioria das coisas, mas eles ainda preferem uma tela maior para tarefas discretas, como gerenciar grupos privados e comprar itens caros do Marketplace.

Segundo os desenvolvedores que trabalham na empresa, este novo design retira muitas informações do campo visual que não eram utilizadas pelos seus usuários. Eles dizem que a versão antiga “realmente não se encaixava nos novos padrões para os quais as pessoas estavam usando seus desktops”. 

Por este motivo a empresa resolveu mudar o design de uma vez por todas. “O novo cromo branco realmente nos permitiu chamar a atenção para as coisas na interface que precisávamos chamar a atenção”, disse Dan Lebowitz, designer-chefe de produto do Facebook.

Também era necessário para que o site pudesse suportar um modo escuro solicitado com frequência. “Escolher um conjunto mais simples de cores nos permitiu mudar rapidamente do branco para o preto”, diz ele.

Compartilhe