“Advanced Dungeons & Dragons”, episódio da 2ª temporada de “Community”, foi removido das plataformas de streaming por conter blackface (saiba mais detalhes abaixo).

A Netflix e o Hulu retiraram o episódio dos seus catálogos, e a Sony Pictures Television, afirmou que “apoiam a decisão”, segundo o TheWrap. A decisão também inclui o Brasil, onde o episódio 14 da segunda temporada já não está mais disponível no catálogo da Netflix. No entanto, no Amazon Prime Video o episódio ainda está disponível.

No episódio em questão, o grupo de estudo se reúne para jogar um jogo de “D&D” com o colega de Greendale “Fat Neil” (Charley Koontz), até que Ben Chang (Ken Jeong) aparece completamente coberto com uma maquiagem preta no corpo inteiro e uma peruca branca para incorporar o papel de Brutalitops, o Mágico, no jogo de fantasia.

“Então, vamos ignorar esse crime de ódio, não é?”, questiona Shirley (Yvette Nicole Brown) no episódio, ao que ele responde se comparando a um “elfo negro”.

Ken Jeong fazendo blackface em cena de episódio da 2ª temporada de “Community”. No próprio episódio a personagem de Yvette Nicole Brown chama isso de “crime de ódio”. Foto/Imgur

Este é apenas mais um de uma grande lista de série e filmes removidos por conteúdos racistas, enquanto protestos contra o racismo sistemáticos irrompem nos EUA. Outras séries incluindo “The Office”, “Scrubs” e “30 Rock” tiveram episódios removidos por conterem alguma cena com blackface.

Greg Daniels, criador de “The Office”, confirmou que uma cena do episódio “Dwight Christmas”, na qual um personagem está em blackface, foi editada. A criadora de “30 Rock”, Tina Fey, pediu que vários episódios do programa fossem removidos dos serviços de streaming por terem personagens em blackface.

Todas as temporadas de “Community” estão atualmente disponíveis para assistir na Netflix e no Amazon Prime Video.