O mistério de como é um filme sobre a irmã adolescente de Sherlock Holmes já pode ser resolvido: A Netflix estreou “Enola Holmes” nesta quarta-feira (23) diretamente no seu catálogo. A história traz Millie Bobby Brown no papel da protagonista titular, que está desesperadamente procurando por sua mãe desaparecida (Helena Bonham Carter) enquanto tenta evitar ser mandada para um colégio interno por ordem de seu irmão mais velho, Mycroft (Sam Claflin). Infelizmente, seu outro irmão, Sherlock (Henry Cavill), não ajuda muito, então Enola decide resolver o problema por conta própria.
“Enola Holmes” tem sido recebido com uma boa impressão da crítica especializada, marcando atualmente 91% de aprovação no agregador de críticas RottenTomatoes (uma nota mais alta do que a que recebeu na abertura), com o consenso de que o filme está trazendo novos ares para a história tradicional com o longa se tornando um potencial para uma franquia.
“É muito difícil encontrar uma sequência de ação que conte uma história. Esta foi uma oportunidade de contar uma história de origem no meio de uma luta”, explica o diretor Harry Bradbeer à Rolling Stones sobre contar uma história da era vitoriana com uma jovem protagonista que também aparece em várias cenas de ação.
Brown acrescentou: “Esta história é muito centrada nas mulheres e no que temos a dizer de uma vez. Um dos principais fatores de quando estávamos fazendo isso foi quebrar a quarta parede, porque queríamos que as pessoas fizessem a jornada com ela”.
Aqui está a sinopse oficial do filme: “Inglaterra, 1884. O mundo está prestes a mudar. Na manhã do seu aniversário de 16 anos, Enola Holmes (Millie Bobby Brown) descobre que a mãe (Helena Bonham Carter) desapareceu, deixando para trás alguns presentes enigmáticos e um grande mistério sobre seu paradeiro. Enola cresceu muito livre, mas agora passa a viver sob os cuidados dos irmãos Sherlock (Henry Cavill) e Mycroft (Sam Claflin), que decidem mandá-la para uma escola de etiqueta para aprender boas maneiras. Indignada, ela foge para Londres em busca da mãe. Quando sua jornada a coloca diante de um mistério envolvendo um jovem lorde fugitivo (Louis Partridge), ela acaba descobrindo uma conspiração que pode alterar o curso da História e se transforma em uma investigadora de respeito capaz de superar seu famoso irmão. Baseado na aclamada série de livros de Nancy Springer, Enola Holmes é uma aventura dinâmica e cheia de mistério que apresenta uma concorrente de peso para o maior detetive de todos os tempos: sua própria irmã. O jogo começou”.
Harry Bradbeer, responsável por dirigir alguns episódios de “Killing Eve” e “Fleabag”, dirige o filme a partir de um roteiro escrito por Jack Thorne, de “Extraordinário”, que por sua vez é baseado na série de seis livros da autora Nancy Springer.