Efeitos visuais de “Falcão e o Soldado Invernal” são detalhados em novo vídeo

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

A série “Falcão e o Soldado Invernal” concluiu recentemente sua temporada e, após a conclusão da série que viu Sam Wilson (Anthony Mackie) assumir as funções do Capitão América do Universo Cinematográfico da Marvel, o estúdio revelou um novo vídeo dos bastidores que detalha os efeitos visuais da série e como eles fizeram as coisas parecerem tão heroicas.

No vídeo, o supervisor de efeitos visuais da série, Eric Leven, diz que foi importante fazer o voo de Sam Wilson parecer diferente em comparação com outros pilotos como Homem de Ferro e Thor.

Ao mostrar os efeitos por detrás da cena de ação do episódio de estreia, na qual Sam enfrenta Batroc, o vídeo revela o quanto desse combate foi “real” e físico e o quanto foi CG. Misturar fundos digitais com atores reais era uma coisa recorrente, e sempre que eles tinham a chance de fazer algo real, como Mackie voando atrás de um avião e pousando nele, era feito de verdade – claro, o avião estava em solo firme e não voando. Veja abaixo:

Aprofundando-se mais na série, Leven fala sobre como a equipe de efeitos visuais de “Falcão e o Soldado Invernal” trabalhou para fazer a estreia oficial de Sam como Capitão América parecer heroica no final da série, algo especificamente desejado pelo criador da série Malcolm Spellman.

As grandes sequências de ação foram algumas das favoritas de Leven em “Falcão e o Soldado Invernal”, tendo trabalhado nelas por mais de um ano, mas os efeitos visuais não param por aí. Detalhes menores também requerem um trabalho visual, como eliminar zíperes e costuras.

Sobre o traje do Capitão América de Sam, Leven e sua equipe tiveram que intervir, já que os tecidos para fazer seu capuz são “muito, muito difíceis de conseguir na vida real”, em suas palavras. Para compensar isso, o departamento de figurino construiu o figurino o mais próximo possível e a equipe de efeitos entrou em cena quando necessário. A equipe teve que retocar cada detalhe para que o capuz ficasse completamente compatível no rosto de Mackie. Foi muito trabalho, mas aos seus olhos, tudo valeu a pena. 

Ainda existem muitos outros detalhes, incluindo que muitas das sequências de ação mostrava closes do rosto de Sam, para simular a sensação de vôo, Mackie até usou uma câmera de ação na frente de seu rosto enquanto o resto do mundo se movia em volta dele. Conforme observa o SYFY WIRE, embora a cena em que John Walker tenta impedir um comboio de funcionários do governo de despencar para a morte tenha sido feita através de uma encenação em tela azul, o resgate subsequente de Sam foi feito na maior parte do tempo. A equipe de efeitos visuais da séire equipou o comboio de forma que Mackie “empurrasse” o comboio, enquanto o fosso foi baleado em um estacionamento realista antes de ser retocado em um computador para fazer a queda parecer mais perigosa do que realmente era.

“Falcão e o Soldado Invernal” encontra Sam Wilson e Bucky Barnes lidando com a “perda” de Steve Rogers e assumindo a responsabilidade de levar a diante o legado do Capitão América enquanto estão de frente a uma nova conspiração do governo. O que isso significa para o Capitão América? Bem, caso você tenha assistido ao “Vingadores: Ultimato”, você sabe que Steve Rogers viveu, mas passou o escudo para Sam Wilson, que será o novo Capitão América. Bucky aprovou, mas Sam definitivamente parecia ter algumas reservas sobre assumir o escudo e tudo o que ele representa.

Depois de desistir do escudo de Capitão América na estreia e ver o legado de Steve Rogers ser destruído por um irresponsável como John Walker (que assassinou uma pessoa), Sam percebeu que para honrar o legado deixado por Steve Rogers, ele deveria assumir o manto de Capitão América.

O último trailer antes da estreia da série do Disney+ foi fortemente centrado nos elementos de ação policial camarada da história e nos dá uma ideia melhor da dinâmica e como serão as novas aventuras de Sam Wilson e Bucky Barnes, além de revelar mais sobre o funcionamento e como a série é.

A série tem um orçamento de mais de US$ 100 milhões, mesmo valor dos filmes, e ao que parece a produção acredita que seja uma versão estendida dos filmes da Marvel. “Estamos filmando exatamente como um filme”, disse Mackie em uma entrevista anterior. “Parece exatamente como se estivéssemos filmando o filme cortado no formato de série. Então, em vez de um filme de duas horas, será um filme de seis ou oito horas”.

Todos os episódios de “Falcão e o Soldado Invernal”, quer dizer “Capitão América e o Soldado Invernal”, estão disponíveis no Disney+.

Compartilhe