Dua Lipa esclarece polêmica com mapa da Albânia associado ao nacionalismo

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Dua Lipa divulgou uma declaração que busca esclarecer controvérsias em torno de uma foto que ela publicou no Twitter de um mapa da Albânia com seu emblema de águia, que inclui o Kosovo e partes dos países vizinhos dos Balcãs, no qual ela escreveu uma definição da palavra “autóctone” aparentemente sugerindo que os kosovares pertencessem a ele.

Lipa, que nasceu no Reino Unido mas tem origens albanesas e passou sua juventude no Kosovo, recebeu uma forte reação online depois da publicação que alguns vincularam à ideologia de extrema direita de nacionalistas albaneses – pois o mapa cobre diferentes regiões e a definição de autóctone estava inclusa.

Lipa escreveu: “adjetivo au • tó • thousous (de um habitante de um lugar) indígena, em vez de descendente de migrantes ou colonos”. Autóctone refere-se aos habitantes indígenas de um país, em oposição aos colonos que vivem lá.

O tweet de Lipa seguiu a publicação de uma petição que pede que o Kosovo seja exibido no Apple Maps como uma nação independente. Esta petição foi apoiada também por Rita Ora, outra artista britânica com origens para o Kosovo.

Depois disso, Lipa esclareceu que a publicação “nunca foi feita para incitar qualquer ódio”, dizendo que “fica triste e zangada que meu post tenha sido intencionalmente mal interpretado por alguns grupos e indivíduos que promovem o separatismo étnico, algo que eu rejeito completamente”.

“Sempre que eu publico sobre o Kosovo, meu feed fica louco, mesmo que seja algo tão alegre quanto comida ou música, e me deparo com uma forte resistência à ideia de uma autêntica cultura Kosovana”, Lipa continuou.

“Todos nós merecemos ter orgulho de nossa etnia e de onde somos. Eu simplesmente quero que meu país seja representado em um mapa e seja capaz de falar com orgulho e alegria sobre minhas raízes albanesas e minha pátria”, ela acrescentou. “Encorajo todos a abraçar sua herança e a ouvir e aprender um com o outro. Paz, amor e respeito a todos”.

O Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, mas esse status não é reconhecido pela Sérvia ou seus aliados, como a Rússia e o Apple Maps. Os nacionalistas albaneses dizem ter se estabelecido no país antes dos sérvios e dizem que o Kosovo é um país de etnia albanesa e assim supostamente seria parte deles. Estes nacionalistas albaneses reivindicam várias áreas no que eles dizem ser a “Grande Albânia”, mas especialistas apontam que os albaneses não têm nada a ver com os antigos ilírios que viviam em algumas dessas áreas.

Compartilhe