“Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” está sendo muito bem recebido pela crítica especializada, o longa da Pixar abriu com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes, com base em 50 críticas.
O consenso é que o filme traz uma “aventura divertida, reconfortante e deslumbrante”. Ao mesmo tempo que faz uso efetivo das fórmulas de sucesso já conhecidas do estúdio.
“É transcendente, catártico, estruturalmente inteligente e oferece um toque narrativo emocionante. É doloroso, mas da melhor maneira!”, destaca a crítica do The Times. “Um filme quente e gentil que não tenta apenas deslumbrar o público com visuais de fantasia selvagens”, complementa o The Atlantic.

O Los Angeles Times elogia a maneira como o filme traz uma versão única dos contos conhecidos: “A morte prematura de um dos pais é, obviamente, um tropeço atemporal de conto de fadas e uma espécie de especialidade narrativa da Disney, mas ‘Dois Irmãos’ emprega o clichê de maneiras que parecem mais pessoais e mais ousadas”.
“‘Dois Irmãos’ não reinventa a roda, mas a gira tão bem que evoca um feitiço à medida que uma nova década começa com o toque intacto da Pixar”, diz a crítica do IndieWire.
O filme traz a história de dois elfos que vão em busca de uma aventura que prove que o mundo ainda tem um pouco de magia. A dupla usa uma magia para trazer seu pai de volta à vida, mas algo dá errado e apenas uma parte dele retorna, então os dois partem em missão de 24 horas para resgatar o restante do seu pai.
Dan Scanlon dirige a animação e afirma que espera que “as pessoas riam muito, mas também chorem muito” com o filme.
Tom Holland e Chris Patt fazem a voz dos protagonistas na versão original, enquanto Wirley Contaifer e Raphael Rossatto dão voz aos protagonistas na versão brasileira.
“Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” chega aos cinemas em 5 de março de 2020.